Daniel Marques já soma cinco títulos mundiais de orientação em BTT

A modalidade é coisa de família, acompanha-o deste petiz e, até 2010, Daniel Marques foi o grande dominador da orientação em BTT na Península Ibérica. Ganhou, inclusive, uma prova pontuável para o ranking mundial.

Contudo, a família e o trabalho acabaram por prevalecer e o desporto ficou em segundo plano.

Continuou a ir às competições, sim, mas a dedicação ao treino deste atleta do Clube de Orientação do Centro (COC) foi arrefecendo. Naturalmente, os resultados ressentiram-se.

No ano passado, sabendo da realização do Mundial de veteranos na região do Médio Tejo, voltou a preparar-se com afinco e os resultados não podiam ser melhores.

Havia quatro provas em disputa – partida em massa, sprint, distância média e distância longa – e ele não deu hipótese à concorrência. No escalão +35, ganhou tudo o que havia para ganhar.

Este ano, o representante do clube de Leiria, de 38 anos, que teve de pagar a participação do próprio bolso, já não fez o pleno na prova que nos últimos dias se realizou em Turgovishte, na Bulgária. Ainda assim, subiu três vezes ao pódio.

Sagrou-se bicampeão mundial de distância média e conquistou as medalhas de bronze no sprint e na partida em massa.

Feliz por ter conseguido uma “prestação de excelência” na distância média, ainda para mais utilizando uma fatbike, com pneus mais largos do que o habitual, que não é a mais adequada para a competição, Daniel Marques fez a viagem com o objetivo de “passar bons momentos” e “desfrutar” da orientação com a bicicleta “favorita”.

“Ser campeão do mundo não altera em nada a minha maneira de ser. Óbvio que não escondo uma satisfação pessoal em conseguir ser competente neste desporto que é extremamente exigente física e mentalmente, ainda para mais sentado numa fatbike, mas, meus amigos, não se deixem enganar pelas medalhas, a verdadeira luta está no dia a dia e as gotas de suor mais compensadoras são aquelas que são dedicadas à família e aos amigos.”

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário