O Dia Mundial da Corrida celebra-se a 7 de junho. A data, inventada originalmente nos Estados Unidos com o intuito de incentivar pessoas de qualquer género e faixa etária a praticarem atividade física, comemora-se, sempre, na primeira quarta-feira do mês de junho.
Ou seja, hoje. Convidamos, por isso, todos os leirienses a participarem na 475.ª edição das Brisas do Lis Night Run. Foi neste evento que, desde 2013, muitos, mas mesmo muitos leirienses se estrearam nesta coisa da corrida. Alguns deles andam agora pelas ultra-maratonas, alguns apaixonaram-se, outros apenas se tornaram mais saudáveis.
Nestas quartas-feiras à noite, o espírito é absolutamente informal e a participação gratuita e sem qualquer tipo de inscrição. “Basta aparecer” nesta atividade organizada pelo NEL Pédatleta que encara o “desporto como catalisador de felicidade”. Por isso, o “convívio” tem um peso absolutamente relevante na iniciativa
Todas as quartas há um grupo de caminhada e três de corrida, de diferentes níveis, que se cruzam para que quem quiser possa saltar de um para outro, que se coadune melhor com as sensações do momento.
Há, no entanto, várias outras possibilidades que este território oferece para os adultos que querem começar a correr.
O Centro de Marcha e Corrida, criado em 2014, funciona no Centro Nacional de Lançamentos sob a responsabilidade e supervisão técnica da Juventude Vidigalense.
Leiria também oferece uma rede “infinita” de trilhos e percursos pedestres, perfeita para quem pensa aventurar-se, lentamente e de forma segura, nos trails. Até há uma aplicação – Responsible Trails – de onde pode ser descarregada informação e mapas detalhados sobre vários destes trilhos.
A orientação é outras das atividades disponibilizadas em Leiria que permite a prática da corrida. “Dos 8 aos 80 anos”, está aberta a toda a população e não é mais do que uma modalidade onde o atleta percorre uma determinada distância tendo como obrigação passar por vários pontos descritos num mapa.
Em Leiria, é o Clube de Orientação do Centro (COC) que abre as portas a este desporto e tem treinos abertos à terça-feira, com o ponto de encontro marcado para a Fonte Quente.
Há ainda o laser run, que o Bairro dos Anjos disponibiliza ao concelho. Não, não se trata de correr atrás de um raio laser, mas de uma modalidade representada em Portugal pela Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno.
Integrando as disciplinas de corrida e tiro laser, num formato intercalado, tem como desafio principal articular a vertente física e atlética da corrida com a vertente técnica e mental do tiro.