“O Estádio Municipal de Leiria devia ter paredes de vidro para as pessoas perceberem que todos os dias passa por lá muita gente a praticar desporto.” Quem o diz é Abílio Figueira, responsável pelo Bairro dos Anjos, clube que tem uma grande parte da sua atividade centrada naquela infraestrutura.
E é mesmo assim. Naquelas portas entram 750 praticantes de 11 modalidades para todos os gostos: do xadrez ao tiro com arco, da dança ao ténis de mesa.
É verdade: o Estádio Municipal é muito mais do que futebol, apesar de esta modalidade estar cada vez mais ativa e de o entusiasmo em torno da União de Leiria ter vindo a crescer. Só em 2022, por exemplo, o recinto acolheu 26 jogos de âmbito internacional, nacional e local, e mais de 186 mil espectadores.
Contudo, uma das premissas da sua remodelação para o Euro’2004 foi manter a pista de atletismo, onde diariamente, e há duas décadas de forma permanente, se formam campeões.
Naquele tartan treinam mais de 300 atletas, sobretudo da Juventude Vidigalense, “a melhor escola de formação do país”, mas também do Bairro dos Anjos, da Casa do Benfica de Leiria e do Grupo de Atletismo da Caranguejeira.
E até Evelise Veiga, atleta olímpica leiriense que representa o Sporting, mas que continua radicada na cidade, continua a usufruir das condições de exceção daquela infraestrutura.
Mas há mais! Os Corvos do Lis utilizam dois camarotes do Estádio Municipal para dar treinos de xadrez a 90 jovens. “Temos excelentes condições. Um espaço calmo, limpo e com uma vista muito bonita”, atira Duarte Basílio, presidente do emblema de Leiria que tem conseguido resultados de relevo.
Noutro espectro, um dos mais conceituados treinadores de kickboxing do país, Fernando Paulo, tem uma escola da modalidade, onde treina 50 atletas. Já na Associação de Dança de Leiria, 120 alunos, dos 3 aos 60 anos, dedicam-se ao ballet, ao jazz e à dança contemporânea.
Além do futebol sénior, a União de Leiria pratica ainda bilhar, nas instalações da sede social, com dezena e meia de jogadores. A Associação Vícios do Campo dedica-se ao tiro com arco, modalidade com 20 praticantes, enquanto a Casa do Benfica de Leiria tem 25 atletas dedicados ao ténis de mesa.
Voltamos ao princípio e ao Bairro dos Anjos, que tem instalada no estádio a sua sala de armas, onde são praticadas a esgrima e o tiro laser. São 120 atletas do clube de Leiria praticantes destas modalidades que também integram o programa do pentatlo moderno.