Com a presença de duas atletas a defender as cores de Portugal, a cidade de Leiria estará em destaque na prova de lançamento do peso dos Campeonatos Europeus de Pista Curta, que se realizam de 6 a 9 de março, em Apeldoorn, Países Baixos.
Radicada em Leiria desde 2017, Auriol Dongmo regressa às competições internacionais após uma grave lesão que a afastou dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Em 2021 e 2023, Auriol conquistou este mesmo título de campeã europeia em pista curta e, em 2022, sagrou-se campeã mundial indoor. Treinada por Paulo Reis, também de Leiria, Auriol defenderá, pois o título do Velho Continente que ostenta há quatro anos.
Também Eliana Bandeira integrará a seleção nacional. Natural de Fortaleza, Brasil, Eliana mudou-se para Leiria em 2016. Atualmente é treinada por Vladimir Zintchenko. Em 2023, obteve a medalha de prata nos Jogos Mundiais Universitários. Em 2024, participou nos Jogos Olímpicos de Paris, ficando a 19 centímetros da final.
A qualificação de lançamento do peso está prevista para sábado, dia 8, às 9h50 portuguesas. No domingo, dia 9, a final está marcada para as 16h52 portuguesas.
A presença de Auriol Dongmo, Eliana Bandeira e do treinador Paulo Reis nos Campeonatos Europeus de Pista Curta reforça a importância de Leiria no panorama nacional do atletismo, evidenciando o trabalho de excelência desenvolvido na cidade, onde as condições oferecidas pelo Estádio Municipal e pelo Centro Nacional de Lançamentos propiciam a evolução dos atletas.