Primeiro, no intervalo da escola, e depois, durante cinco anos, na Academia CCMI. Matilde Nave deu sempre nas pistas e tratava a bola por tu, pelo que não é surpresa para quem a conhece estar por estes dias a trabalhar na Cidade do Futebol com a Seleção Nacional feminina de sub-17, com os olhos postos na primeira Ronda de Apuramento para o Europeu, que vai disputar a partir do dia 25 de outubro.
Com apenas 15 anos, a leiriense, agora jogadora da equipa B do Sporting fez uma análise positiva aos primeiros treinos e garantiu que a equipa lusa “não podia estar mais coesa” antes dos jogos que terá pela frente as seleções de Chéquia, Bósnia-Herzegozina e Espanha, em jogos marcados para Fafe e Guimarães.
“Estes dias em estágio são muito felizes. Somos muito amigas e solidárias, dentro e fora de campo, e gostamos muito de estar na Seleção. Temos trabalhado juntas em vários estágios e os nossos professores organizam atividades para reforçarmos o espírito de grupo”, assegurou, em declarações a fpf.pt.
A aproximação da estreia competitiva é um fator extra de motivação para Matilde Nave, que já conta com 24 internacionalizações. “Vai ser o meu primeiro apuramento para uma prova grande. Fiz jogos internacionais nas sub-16, mas este contexto é mais exigente. São jogos que nos podem conduzir a um Europeu e isso mexe comigo”, explicou.
“Mais do que ansiosa pela estreia, estou muito motivada”, acrescentou a médio, que se diz inspirada pelas jogadoras Brenda Pérez e Cláudia Neto. “Identifico-me com a forma de jogar da Brenda e admiro o talento e a disponibilidade que a Cláudia Neto tem para ajudar as jogadoras mais jovens do clube. São dois exemplos para mim”.
Foto: FPF
Maria João Matos
18 Outubro, 2023 @ at 12:25Vai com tudo querida Matilde 🇵🇹