Um estudo do IPAM (Instituto Português de Administração de Marketing) concluiu que a realização da Allianz Cup em Leiria gerou um impacto económico total de 14,9 milhões de euros.
O impacto económico direto resulta de cerca de 30 categorias em que as de maior peso são a criação da fan zone, a sinalética, o catering e concessões, a hospitalidade, a tecnologia e as cerimónias.
Já o impacto indireto é fruto de mais de 20 categorias, destacando-se o in home eating, o outdoor eating, as deslocações, os eventos especiais e a bilheteira.
Confirma-se, assim, que a Allianz Cup, em particular, tem uma “enorme capacidade de gerar receitas na economia nacional”, avança a Liga Portugal. “São muitos e diversos os beneficiários” deste evento, sendo que “a grande maioria são agentes económicos fora da indústria do futebol”.
Recorde-se que o Sporting de Braga foi o grande vencedor da 17.ª edição da Allianz Cup disputada no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, ao vencer o Estoril Praia na final, no desempate por grandes penalidades, após 1-1 nos 90 minutos.