No dobrar do milénio, o concelho de Leiria tinha uma das mais importantes equipas de futebol feminino do país. O amarelo do Grupo Desportivo de Monte Real era temido em todo o país. Susana Marques, Luciana Garcia, Joana Pires, Isabel Osório e Cátia Bento davam mais qualidade a um plantel que lutava pelas melhores classificações do escalão principal.
Pois muito bem, o tempo não volta para trás, mas o futebol feminino não para de ganhar espaço no nosso território. E se a Academia Desportiva CCMI é, já, uma certeza nos escalões de formação, com várias futebolistas a chegarem às seleções nacionais, chegou o momento de o concelho voltar a ter uma equipa de graúdas.
Há quatro meses, no Dia Internacional da Mulher, o presidente da União Desportiva de Leiria prometeu uma aposta forte no futebol feminino. Uma intenção que se materializa agora com a inscrição da primeira equipa sénior na Federação Portuguesa de Futebol.
Está, pois, garantido. Em 2024/25, o concelho de Leiria terá uma equipa de futebol feminino a disputar o Campeonato Nacional da 3.ª Divisão.
“Queremos ser uma referência e proporcionar condições para que as jovens atletas do concelho possam prosseguir a carreira no futebol sem ter de sair de casa”, explicou Luís Carlos Caetano, inspirado pelas irmãs gémeas Carminho e Carlota, de 11 anos, verdadeiras apaixonadas por futebol e que sempre fizeram questão de jogar na União de Leiria.
A atleta escolhida para ser a primeira capitã da história do futebol feminino leiriense é Carolina Ferreira, de 27 anos. “É um orgulho enorme estar a representar o clube da minha cidade e dar início a este projeto que tem tudo para ser fantástico”, afirma internacional portuguesa em futebol e futebol de praia. “É muito importante para chamar dizer às jovens jogadoras que aqui têm tudo para serem felizes a jogar.”
A equipa inicia os trabalhos no final de agosto. O campeonato arranca em setembro.