A ausência não foi longa, demorou apenas uma época, mas o retorno do Grupo Recreativo Amigos da Paz à elite do futebol de praia português é absolutamente “saboroso”.
Na verdade, após sete temporadas consecutivas a jogar ao mais alto nível, o clube dos Pousos alinhou, em 2022, no segundo patamar.
Apesar de não ter conseguido no areal assegurar o regresso ao escalão principal, o GRAP vai ocupar a vaga do Belenenses, que tinha garantido a promoção ao escalão principal, mas suspendeu a atividade.
Amanhã, terça-feira, haverá sorteio. A competição arranca a 8 de abril e prosseguirá até setembro. O treinador, ainda assim, já sabe que mesmo tendo sido cooptada, a equipa será competitiva neste escalão.
“O campeão nacional, o Sporting de Braga mantém o investimento. O Sótão, da Nazaré, tem crescido muito nos últimos anos e terá mais alguns reforços oriundos das equipas que desistiram. A restantes equipas, nas quais se insere o GRAP, deverão ser de um valor muito equilibrado”, enfatiza Sandro Brito.
A equipa do concelho de Leiria será, “basicamente, a mesma da época passada”, num projeto que tem como objetivo primordial “proporcionar os jogadores do concelho a possibilidade de desfrutar da competição no mais alto patamar no futebol de praia português”.
Tanto assim é que dois dos atuais jogadores da seleção nacional, o campeão europeu e mundial André Lourenço e o campeão europeu Bernardo Lopes começaram a jogar a modalidade, de forma federada, no clube amarelo.
Uma GRAP que tem uma campo de areia nas suas instalações, nos Pousos, e conta com uma experiência recorrente nas competições europeias de futebol de praia, a Euro Winners Cup, que por norma se joga na Nazaré.
Foto: Nazaré Beach Events