A tradição de Leiria no automobilismo é de longa data, mas este fim de semana pode muito bem ser atingido um patamar jamais alcançado.
É na Polónia, entre esta sexta-feira e domingo, que a dupla constituída por João Ferreira e David Monteiro vai disputar o título da Taça da Europa de Bajas na derradeira etapa da competição aos comandos de um Mini John Cooper Works Rally
Logo no primeiro ano em que se envolve nesta grande competição internacional, o piloto de Leiria está “confiante e com vontade de lutar pela vitória” não só na Baja Polónia, mas também no campeonato.
João Ferreira e o primo David terão de ultrapassar os três pontos que têm de atraso para o piloto local Michal Maluszynski, também em Mini, depois da vitória em Itália, do terceiro lugar na Hungria, do sexto lugar na Extremadura e da desistência na Baja Aragón.
“O facto de ele conhecer melhor o tipo de terreno e de traçado dificulta-nos um bocado o trabalho, mas estamos confiantes e com vontade de lutar pela vitória”, afirma o piloto que corre com o símbolo de Leiria, Cidade Europeia do Desporto cravado no chassis do carro.
“A prova costuma ter percursos muito arenosos, idêntico ao de algumas provas em Portugal, pelo que também temos alguma experiência nessas condições”, disse o jovem piloto.
A Baja Polónia será disputada em três dias. Esta sexta-feira, às 17:15 horas, realiza-se um prólogo com 7,5 km, seguindo-se, no sábado, dois setores seletivos, com 216 km cada. O domingo resume-se a uma dupla passagem por uma curta especial de 26 km.