A Repsol e João Ferreira firmaram um acordo para a temporada de 2024, que consiste na utilização de combustível 100% renovável, permitindo que o jovem piloto de Leiria tenha uma menor pegada carbónica durante todas as suas corridas.
Trata-se de um biocombustível avançado, produzido a partir de matérias-primas com origem em resíduos, e resulta da demanda da companhia energética de origem espanhola pela descarbonização de processos e produtos.
A primeira prova tem início já no dia 2 de abril, o Rally-Raid Portugal, única etapa do Campeonato do Mundo (W2RC) disputada em território europeu, nomeadamente em Portugal e Espanha.
“O desporto motorizado é um excelente ensaio para este tipo de combustíveis. Através de lições aprendidas nas condições mais exigentes é possível colocar à disposição os melhores produtos para os nossos clientes”, afirma Armando Oliveira, administrador delegado da Repsol Portuguesa.
A empresa fornece combustível 100% renovável em mais de 140 estações de serviço da Península Ibérica.
“O desporto motorizado é uma excelente forma de provar que este tipo de combustíveis reduzem a pegada carbónica. A nossa experiência garante-nos que este combustível é muito performante, competitivo e vai permitir estar na luta pelas vitórias em todas as provas em que participarmos”, explica João Ferreira, de 24 anos, que conta com a participação em duas edições do Dakar no currículo.
O vencedor, em 2022, do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno e da Taça da Europa de Bajas, bem como das duas últimas edições da Baja Portalegre 500, espera uma grande exibição na prova que arranca esta terça-feira.
“Vai ser uma experiência incrível competir na prova do W2RC ao volante de um Mini JCW Ultimate da X-Raid. Os portugueses mereciam este esforço da nossa parte e as condições acabaram por se proporcionar. Vamos dar o nosso melhor, como fazemos em todas as corridas, e se tivermos uma oportunidade, vamos tentar agarrá-la, quer seja para vencer especiais ou mesmo para estar na luta pela vitória à geral”.
A vila de Grândola recebe a base operacional e o prólogo do evento, que tem características únicas no calendário do Campeonato do Mundo de Rally-Raid (W2RC). Ao todo, serão 1.758 quilómetros de percurso, mais de 1.000 deles cronometrados, ao longo de cinco etapas disputadas em diferentes tipos de terreno e paisagens marcantes.