João Jerónimo está habituado a quebrar barreiras e abrir horizontes. O nosso campeão europeu e mundial de andebol em cadeira de rodas foi o maior impulsionador da modalidade na cidade, com os sucessos que todos conhecemos. Agora, prepara-se para embarcar numa nova aventura, desta feita no CrossFit.
Apesar de dizer que não gosta de ser visto como “uma referência ou um exemplo a seguir”, ele pretende “abrir as mentes” mais conservadoras e fazer ver que “o desporto faz bem, independentemente da deficiência de cada um”.
O que ele quer, no fundo, com a sua postura, é “tirar gente de casa” e “incentivar pessoas”, como ele próprio sentiu incentivado ao ver atletas estrangeiros a competir, sublinha o capitão da nossa seleção.
Há oito anos que João Jerónimo ingressou no CrossFit Leiria e, garante, a vida mudou. Desafia-se todos os dias, perdeu muito peso, ganhou mobilidade, saúde, amigos, companheiros e um “vício bom”, que lhe dá “um boost de energia diário”. Sim, diário, porque ele treina todos os dias.
O desafio que está a chegar era o que ele mais queria. Tem treinado para poder competir e esse dias está a chegar. Vai participar na primeira prova de CrossFit para atletas com deficiência em Portugal. São os Promofit Games, agendados para os dias 27 e 28 de maio, em Matosinhos. É o mais antigo que se realiza no país nesta área, mas em 2023 disponibilizam pela primeira vez a categoria adaptada destinada a super-homens.
Como o João Jerónimo, que está “deserto” para que o dia chegue. Quer testar-se, “física e psicologicamente”. Também não esconde a curiosidade em saber quantos adversários vai ter, mas também quer falar com eles, porque juntos, organizados, vão poder ir mais longe.
Mas também quer ganhar e assim assegurar o tão desejado passaporte para uma prova internacional que se realizará em Barcelona, “uma das provas mundiais mais inclusivas”, e onde estarão mais de 15 mil pessoas a competir.
E conhecendo o rapaz como conhecemos, alguém tem dúvidas que vai mostrar a fibra de que é feito?