José Alves é o presidente da Associação Desportiva e Recreativa da Mata, dos Milagres, e, de enxada da mão, ultima, com um grupo de colaboradores, os pormenores para o Trail dos Trilhos da Mata, que se disputa no próximo domingo.
“Nada pode falhar”, até porque a prova, que vai para a sexta edição, integra o Circuito Nacional de Trail Sprint, pelo que é esperada a presença de muitos dos mais importantes atletas do país. As inscrições, que já superam as três centenas, encerram esta quinta-feira e pode ser realizadas aqui.
Naturalmente, a “responsabilidade” é grande, mas não é mais do que o resultado do que foi bem feito em anos anteriores. A prova, de 19 km e mais qualquer coisa, tem a particularidade, que a torna “especial”, de aproveitar “levadas antigas”, muitas delas de alguns quilómetros.
“São caminhos antigos, onde passavam regos de água. Era a forma que os agricultores tinham de ir buscar água ao rio. Alguns deles ainda são utilizados”, explica José Alves, ciente de que terá um percurso com uma primeira parte “muito dura”, “com muita humidade, lama e encostas íngremes”.
No entanto, o Trail dos Trilhos da Mata não é a única prova realizada no concelho de Leiria que é pontuável para o Circuito Nacional de Trail Sprint. Na verdade, até ao final de março há três. Também a 10.ª edição do Trail Off-Road da Barreira e o Trail dos Moinhos da Bajouca entram nas contas.
O primeiro, organizado pelo Clube Atlético da Barreira, tem a distância de 20 km e realiza-se a 18 de fevereiro. O segundo, com 18,5 km, é da responsabilidade do Grupo Alegre e Unido e disputa-se a 23 de março. As inscrições já estão abertas.