Há muito que o concelho de Leiria não tinha basquetebol sénior feminino. Foram anos de ausência, mas não de esquecimento. A ligação permaneceu. No coração das ex-atletas, no orgulho das famílias, nos corredores do clube e nas mensagens que iam surgindo, sempre com o mesmo apelo: “Quando voltamos a ter uma equipa sénior?”
Agora, esse regresso é uma realidade. O Basket Clube do Lis vai apresentar, na época 2025/2026, a sua primeira equipa sénior feminina. A estreia está marcada para o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão e será possível graças a uma parceria com o Politécnico de Leiria.
“Queremos dar coerência e continuidade a muitos anos de trabalho no feminino”, explica Raul Antunes, que vai assumir o comando técnico da equipa. “Continuámos a ter ligação com ex-atletas que frequentemente nos iam desafiando a criar equipas seniores. Esta equipa é também uma resposta a essas ex-atletas, com a preocupação de garantir que essa continuidade acontece no seu clube. A ideia já existia, mas só agora se encontraram as condições para avançar.”
A maioria das jogadoras fez formação no próprio clube. “Temos um grupo alargado de atletas com vontade de avançar. Algumas terminaram recentemente, outras já deixaram de jogar há alguns anos. Inclusive, temos ainda três atletas sub-18 e a mais velha tem 31 anos”, conta Raul Antunes. “Vamos ter uma equipa intergeracional, o que diz muito da ligação afetiva que estas atletas mantêm com o clube.”
A parceria com o Politécnico de Leiria permitirá também explorar sinergias na área da formação. “Houve abertura para se associarem a este projeto, que pode trazer ganhos a ambas as partes. Ao clube, mas também a uma instituição que forma profissionais de desporto e de outras áreas que aqui poderão encontrar um novo campo de aplicação, como a fisioterapia.”
O BC Lis/IPLeiria vai jogar no Pavilhão Desportivo Municipal do Souto da Carpalhosa. Já houve momentos de treino. Já há compromisso. E já se sente, dentro e fora de campo, a vontade de fazer parte de algo maior.