Leiriense Eduardo Oliveira integra programa Jovens Líderes do Comité Olímpico Internacional

O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou os 25 selecionados para o prestigiado Programa Jovens Líderes (IOC Young Leaders) 2025-2028, e entre os nomes escolhidos a nível mundial destaca-se o de um português, natural de Leiria e ex-atleta do Bairro dos Anjos.

Aos 24 anos, Eduardo Oliveira tem um percurso notável no desporto, com uma carreira de alto rendimento no Pentatlo Moderno. Treinado por Abílio Figueira, representou Portugal nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, no ano de 2018, onde conquistou o 5.º lugar. Representava então o Bairro dos Anjos, clube onde desenvolveu as bases da sua carreira. Depois, uma lesão e a dedicação ao percurso académico levaram-no a deixar de lado a alta competição, redirecionando a sua paixão pelo desporto para a área do treino e desenvolvimento atlético.

Eduardo Oliveira foi selecionado para o programa Jovens Líderes entre mais de cinco mil candidaturas de jovens empreendedores de todo o mundo, que apresentaram propostas inovadoras para impulsionar o desporto de base e atender às necessidades sociais das comunidades locais.

“A minha ideia é sólida, e o facto de ter sido atleta e estar em contacto com atletas facilita a comunicação e a implementação do projeto”, afirma Eduardo Oliveira, confiante no seu projeto e na sua experiência como atleta, destacando-se como um intermediário entre diferentes agentes do desporto.

O projeto submetido e agora apoiado pelo COI foca-se na interseção entre sustentabilidade, prática desportiva e impacto comunitário. Inspirado pelo interesse no desenvolvimento sustentável, algo que herdou do pai, Eduardo pretende ligar a preservação ambiental ao desporto. A sua iniciativa será desenvolvida em zonas costeiras, promovendo a limpeza de lixo e a remoção de espécies invasoras.

Os materiais recolhidos serão reaproveitados para fabricar os itens essenciais dos eventos desportivos, incluindo medalhas, troféus e até o pórtico de chegada das provas. Além disso, o projeto visa a inclusão social, proporcionando a crianças em instituições e idosos residentes em lares a oportunidade de participar em atividades desportivas, com especial enfoque no atletismo e no laser run. “Estas modalidades são acessíveis e podem ser praticadas quase em qualquer local, sendo necessárias iniciativas como esta para aumentar a sua visibilidade e adesão.”

Eduardo Oliveira teve uma prestação inolvidável no pentatlo moderno dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018

A trajetória de Eduardo Oliveira é marcada pela dedicação ao desporto, tanto na vertente competitiva como na formação e treino. Após uma passagem inicial pela Engenharia, decidiu reorientar os seus estudos para a área desportiva, concluindo um Mestrado em Treino de Alto Rendimento. Atualmente, trabalha no Centro de Alto Rendimento do Jamor, na área de avaliação e controlo de treino, e integra o grupo de atletismo do Sporting Clube de Portugal, onde se dedica à otimização da performance de atletas.

“Até agora, a minha carreira esteve muito focada no topo da pirâmide desportiva, lidando com atletas de alto rendimento. Com este projeto, a minha atenção volta-se para a base, para aqueles que ainda nem são atletas, e isso é algo que me motiva profundamente.”

Durante os próximos quatro anos, Eduardo Oliveira e os restantes 24 selecionados para o programa IOC Young Leaders terão acesso a formação especializada, mentoria e uma rede global de contactos, além de um financiamento de 10 000 francos suíços para implementar as suas ideias de forma sustentável e com impacto real. Criado em 2016, o programa já apoiou 145 jovens de 77 países, resultando em 160 projetos que beneficiaram mais de 55 000 pessoas.

Com este reconhecimento internacional, Eduardo Oliveira reafirma-se como um dos jovens portugueses mais promissores na área do desporto e do impacto social, levando o nome de Leiria e do Bairro dos Anjos ao mais alto nível do movimento olímpico global.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário