O futebol sempre a encantou e ela sempre encantou a jogar futebol. Matilde Nave é uma verdadeira craque, daquelas que joga de cabeça levantada e que todos os dias vai um pouco mais além.
Começou na Academia Desportiva CCMI, em Leiria, mas cedo o Sporting se interessou por ela. Chegou rapidamente à seleção nacional – já soma 33 internacionalizações – e prepara-se, aos 16 anos, para concretizar um dos objetivos que tinha para 2024: foi convocada para representar Portugal no Europeu de sub-17.
É verdade. Depois de garantir o apuramento em fevereiro, com um golo de Matilde no jogo decisivo, a Seleção Nacional Feminina deste escalão está prestes a iniciar a participação no Campeonato da Europa. As eleitas de Carlos Sacadura ficaram a conhecer a convocatória pelas vozes das craques Dolores Silva, Alícia Correia, Francisca Nazareth e Maria Alagoa e a nossa Matilde foi uma das 20 que ouviu o nome.
Na competição, Portugal defrontará as seleções de Espanha (6 de maio), Bélgica (9 de maio) e Polónia (12 de maio), no Grupo B do certame, que irá decorrer na Suécia. Os dois primeiros classificados ficam apurados para as meias-finais, no dia 15 de maio.
A preparação arranca a 29 de abril, na Cidade do Futebol, onde realizará cinco sessões de treino e um jogo-treino antes de embarcar, pela terceira vez, para um Europeu de sub-17. A competição servirá, também, de qualificação para o próximo Campeonato do Mundo desta escalão etário, que se realizará na República Dominicana, entre os dias 16 de outubro e 3 de novembro.