Duas semanas após ter sido 18.ª classificada no Mundial, em Seul, Coreia do Sul, a leiriense Vanessa Marina arrebatou o último lugar do pódio no Campeonato da Europa de breaking, uma das novas modalidades olímpicas para Paris’2024, que terminou este domingo em Manchester, Inglaterra.
B-girl Vanessa, para quem tudo começou nas aulas de hip-hop do ginásio à porta de casa, nos Pousos, galgou etapas até disputar uma fase de grupos entre os 16 finalistas, na qual derrotou a alemã Pauline Nettesheim e a suíça Rebecca Annies e empatou com a lituana Dominika Banevic, entrando, assim, no conjunto das oito mais bem classificadas.
Com a progressão até à final dependente de confrontos diretos, a leiriense, de 30 anos, afastou a transalpina Alessandra Chillemi, mas cedeu perante a campeã India Sardjoe e acabou relegada para a discussão da medalha de bronze, onde venceu o reencontro com Banevic.
O breaking – ou break-dance – é uma manifestação atlética de dança urbana e tem a estreia no programa olímpico prevista para Paris’2024, com 16 atletas masculinos e 16 femininos, visando atrair público mais jovem ao maior evento multidesportivo mundial