Em Leiria, “nunca houve tanta gente a andar de skate”. É essa a convicção de Rogério Venâncio, proprietário da skateshop 4Culture, numa opinião confirmada por quem passa pelo parque do avião e vê a rapaziada, aos magotes, de prancha na mão.
São “modas que vão e vêm” e neste momento estão em alta, talvez pela entrada no programa no Jogos Olímpicos, com certeza reforçado pela crew brasileira que chegou à cidade nos últimos tempos. E está tão em alta que da enorme quantidade se fez brilhante qualidade, a ponto de a cidade se ter apurado para uma competição internacional.
No início do mês passado, “os rookies da loja aberta há ano e meio” surpreenderam os 18 adversários e “limparam” o Vans Shop Riot Portugal, competição entre lojas que promove os melhores street skaters europeus, disputada na Benedita.
Foi um resultado que valeu o apuramento para as finais europeias com os representantes de 14 países, marcadas para os próximos dias 20 e 21, em Manchester. Com o team manager, seguem para o Reino Unido os skaters Tomás Lopes, João Lourenço e Buga.
“Ganhámos, mas não estávamos à espera. Ficámos pasmados”, admite Rogério Venâncio, para quem a final europeia será uma oportunidade de competir, claro que sim, mas também de convívio e diversão. “Vamos aproveitar a experiência, dar o nosso melhor e depois logo se vê.”