A Federação Portuguesa de Atletismo já divulgou a lista de atletas selecionados para os Jogos Olímpicos de Paris e temos boa e más notícias para oferecer. Se, por um lado, lamentamos a ausência de Auriol Dongmo, também temos de nos regozijar pelo apuramento de Eliana Bandeira para o mais importante evento desportivo do planeta.
Curiosamente, ambas disputam a mesma prova, o lançamento do peso. A atleta de Paulo Reis, que seria uma forte candidata à conquista de uma medalha, tinha garantido a qualificação direta, já a de Volodymyr Zinchenko, que tem tido uma evolução impressionante nos últimos anos, garante um lugar na prova por terminar o período de qualificação olímpica no 30.º lugar.
Junta-se, assim, à lançadora de disco leiriense Irina Rodrigues nos qualificados para Paris’2024 nesta modalidade.
Eliana Bandeira nasceu em Fortaleza, no Brasil, há 28 anos e mudou-se para Leiria em 2016, cidade onde continua a treinar diariamente usufruindo das condições de exceção oferecidas pelo Centro Nacional de Lançamentos.
Foi atleta da Juventude Vidigalense até 2019, quando foi contratada pelo Benfica. Vice-campeã mundial universitária em 2022, já esta temporada conquistou a medalha de bronze na Taça da Europa de Lançamentos e a de ouro nos Campeonatos Ibero-Americanos.
Já participou em Europeus e Mundiais em pista coberta e ao ar livre, e vai agora estrear-se nos Jogos Olímpicos, que se vão realizar de 26 de julho a 11 de agosto.
Foto: Wagner Carmo / FPA