Bronze paralímpico destaca tecnologia de Leiria: o sucesso de Luís Costa com a Prototype

O ciclista paralímpico Luís Costa conquistou a medalha de bronze no contrarrelógio da classe H5 — que utiliza handbikes movidas pela força dos braços — nos Jogos Paralímpicos de Paris. E o que tem o feito deste alentejano que ver com Leiria? Tudo. As rodas que ele utilizou em Paris foram pensadas, criadas, desenhadas e montadas à mão pela Prototype Racing Parts, uma empresa de excelência da nossa cidade!

Especializada na produção de componentes de alta performance para ciclismo, a Prototype, lançada em 2009, desenvolve soluções personalizadas que ajudam atletas de elite a alcançarem o seu melhor desempenho.

As rodas utilizadas por Luís Costa, que também foi quarto na prova em linha, foram o resultado de um trabalho meticuloso da empresa de Leiria, que tem vindo a destacar-se no cenário nacional e internacional pela criação de produtos de elevada precisão, adaptados às necessidades de cada atleta, com foco na aerodinâmica, leveza e resistência, fatores essenciais para provas de contrarrelógio, onde cada segundo conta.

“Para nós, o fator primordial é o respeito pelo atleta. Ele sai de casa e não pode ter um problema a meio de um treino que pode ser o último antes de uma prova”, diz Ricardo Sismeiro, mentor e responsável máximo pela Prototype. A base de tudo, garante, são as “sensações” e a “fiabilidade”.

A base começa pela matemática e por respeitar as características dos materiais.

“É preciso conhecer os limites, colocar o verdadeiro quociente de resistência, porque uma coisa é o que o computador nos diz e a outra é como funciona na realidade. Não se pode simular no laboratório a determinação e a energia que os ciclistas debitam para a bicicleta. Essa, não se consegue quantificar.”

Apesar de aros, cubos e raios serem feitos em outsourcing, todas as rodas são montadas “à mão” em Leiria.

“É importante assegurar que têm a mesma padrão e só o conseguimos assegurar se passarem o nosso teste de qualidade. Desenvolvemos para os atletas de alta competição e oferecemos exatamente o mesmo ao cliente”, explica Ricardo Sismeiro, confiante com a qualidade do material devido ao palmarés que já granjeou.

Falamos da conquista da medalha de bronze pelo espanhol Carlos Coloma na prova de cross country olímpico nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, mas a Prototype também já conta com títulos mundiais e europeus no currículo. Em Paris, tmbém Telmo Pinão participou nos Jogos Paralímpicos com rodas made in Leiria, conquistando o diploma com o sétimo lugar a prova de 3.000 metros de perseguição individual C2.

“Não vivemos dos louros. Para nós, estes resultados apenas nos dizem que estamos no bom caminho.”

O que é certo é que esta medalha não é apenas uma conquista para Luís Costa, mas também para a cidade de Leiria, que se afirma, através de empresas como a Prototype Racing Parts, como um centro de inovação tecnológica com impacto global e um exemplo de como o engenho local pode ajudar atletas de topo a atingir os seus objetivos em competições internacionais.

 

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário