Fazendo dupla com Tânia Almeida, Rui Cansado conquistou a medalha de bronze na categoria de pares mistos na Taça do Mundo de ginástica aeróbica, que decorreu em Cantanhede durante o passado fim de semana.
Tânia e Rui trabalham juntos há menos de meio ano, mas ficaram apenas atrás de duas nações com muitas tradições na modalidade, a Hungria e o Brasil.
O rapaz de Ribeira Grande, ilha de São Miguel, foi também quarto classificado na competição individual, melhorando o quinto posto alcançado no Europeu de Setembro do ano passado, a melhor classificação alguma fez obtida por um português nesta competição.
E que tem tudo isto que ver com Leiria, Cidade Europeia do Desporto? Absolutamente tudo!
É que Rui Cansado, de 20 anos, é aluno do segundo ano do curso de Desporto e Bem-Estar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.
Longe de casa, do treinador e sem que a cidade tenha um clube dedicado à modalidade, resolveu o problema da melhor maneira possível.
Decidiu frequentar “três ou quatro vezes por semana” o Conservatório Internacional de Ballet Annarella Sanchez, onde são formados os mais talentosos bailarinos. Os resultados não mentem.
“É excelente, porque acaba por complementar a parte artística e de execução da ginástica acrobática”, explica o rapaz.
Depois, às sextas, sábados e domingos vai para Lisboa, onde treina de forma bidiária com Tânia Almeida. “É intenso, mas é um esforço que vale a pena”, sublinha, pensando já no Mundial, marcado para Junho, em Guimarães.