Município de Leiria apoia clubes do concelho em mais de meio milhão de euros

Neste ano em que ostenta o epíteto de Cidade Europeia do Desporto, o Município de Leiria vai auxiliar de forma extraordinária diversos do clube do concelho.

A verba atinge um total de 503.622 euros, disponibilizados no âmbito do programa de apoio ao associativismo desportivo (PRO Leiria) que, em 2022, é adicional e chega a 60% do valor dos investimentos feitos pelos clubes.

Desse bolo, 314.542 euros são direcionados para gastos com as infraestruturas, designadamente com melhoramentos nas sedes sociais ou obras no contexto da eficiência energética. Dele beneficiam 17 clubes de dez freguesias ou uniões de freguesias diferentes.

São ainda disponibilizados 117.080 euros, distribuídos por 19 clubes de 7 freguesias, de auxílio financeiro à atividade, onde se integra a realização de eventos, a aquisição de viaturas ou a aquisição de equipamentos desportivos ou informáticos.

Foram ainda assinados dois contratos-programa, um deles com a União Desportiva de Leiria, no valor de 72 mil euros, que prevê a substituição do relvado sintético da Academia de Santa Eufémia. O outro, no valor de 60 mil euros, foi celebrado com o Racket Sports Club de Leiria para a cobertura de dois campos de ténis nas instalações da associação, no Azabucho, Pousos.

Na cerimónia de assinatura dos contratos, que decorreu na tarde desta quarta-feira, o presidente da autarquia mostrou-se seguro de que a verba, sendo pública, “vai ser bem investida”. Permitirá “melhorar as condições oferecidas aos jovens” do concelho que, com o apoio do movimento associativo, tornar-se-ão homens e mulheres “mais preparados” e com “amor à terra”.

Gonçalo Lopes salientou ainda que fazer obra desta maneira “sai mais barato” pois, “contando com a disponibilidade do voluntariado”, tudo será feito com “o máximo de eficácia”.

Já o vereador do Desporto, Carlos Palheira, enfatizou o facto de estes apoios serem “muito dispersos” no que concerne às modalidades envolvidas e à área geográfica de instalação dos clubes.

“Também é assim que defendemos a pluralidade. E quanto mais forte estiver o movimento associativo mais forte estará a comunidade.”

Clubes apoiados: CRC 22 de Junho, GD Casal Novo, GRDC Unidos, CRD Soutocico, Grupo Alegre e Unido, CDC Caranguejeira, GA Caranguejeira, ACRD Reixida, CCR Telheiro, Juventude do Lis, CPR A-do-Barbas, Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria, CR Carvide, GDR Parceiros, ARC Valpedrense, Basket Clube do Lis, Académico de Leiria, Ateneu Desportivo de Leiria, Clube de Judo Dragão, Academia Costifoot, Hóquei Clube de Leiria, Liz Runners, ACR Maceirinha, ACR Arnal, ACDL Já Ginga, NoComply, EGFA, União de Leiria e Racket Sports Clube de Leiria.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário