Se antigamente todas as crianças sabiam andar de bicicleta, hoje não é assim, sobretudo em meio urbano. Por isso, o Município de Leiria decidiu distribuir 120 bicicletas pelas escolas de ensino básico.
Esta quinta-feira, os vereadores do Desporto e da Educação andaram por alguns estabelecimentos do concelho para deixar o material e encontraram alunos e professores entusiasmados com a oferta.
“Meninos, quem é que de vocês não sabe andar de bicicleta?”, pergunta Carlos Palheira. Alguns, tímidos, levantam a mão. “E quem é que sabe andar muito bem?”, volta a questionar.
A medida insere-se no projeto LeiriaBike, que tem como objetivos ensinar e promover a utilização da bicicleta, cultivando padrões de mobilidade mais seguros e saudáveis.
Será implementado em parceria com os Agrupamentos de Escolas de Leiria, num total de 62 escolas, abrangendo cerca de dois mil alunos dos 1.º e 2.º anos de escolaridade.
Carlos Palheira e Anabela Graça entregaram 12 bicicletas e equipamentos de proteção individual num estabelecimento de cada um dos agrupamentos.
“Antes de andarem de bicicleta o que têm de fazer?”, pergunta a responsável pela Educação. “Colocar o capacete, as cotoveleiras e as joelheiras”, responde rapidamente uma aluna mais atenta.
O LeiriaBike será desenvolvido nas aulas de atividade física e desportiva das atividades de enriquecimento curricular, de forma gratuita.
As crianças terão a oportunidade de aprender a pedalar nas suas escolas, de forma gradual e adequada ao contexto local.
Pretende-se ainda, com esta iniciativa, estimular a aprendizagem do padrão motor “andar de bicicleta” junto dos mais jovens, de forma a revigorar a mobilidade sustentável no concelho de Leiria.