O novo Parque Verde de Leiria, numa área de oito hectares com circuitos de manutenção, clareiras para utilização desportiva e recreativa, equipamento infantil e área de merendas, vai ser inaugurado no próximo dia 1 de outubro, com um programa desportivo e cultural.
Destaca-se um concerto com Rodrigo Leão & banda, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Sónia Tavares e o Coro do Orfeão de Leiria, que apresentam o Cinema Project – A Estranha Beleza da Vida.
A abertura oficial do Parque Verde está agendada para as 14:30 horas, com animação ao longo de todo o dia e parte da noite, com atividades de caráter cultural, lúdico e desportivo, contando com uma mostra coreográfica da Escola de Dança Projeto Community, Ginásio Clube Acrotumb de Leiria (GCAL), Escola de Ginástica Formação Acrobática (EGFA) e We will rock You – Escola de Dança Staccato, entre várias outras iniciativas.
O concerto de Rodrigo Leão está agendado para as 21:30 horas, num espetáculo em que serão projetadas imagens em vídeo no palco da autoria de Gonçalo Santos que integram desenhos do próprio Rodrigo Leão.
Juntam-se em palco artistas de referência nacional, mas também da comunidade local, reforçando a marca distinta – Leiria cidade criativa da música UNESCO, em harmonia com a natureza, no novo parque Verde, mais um espaço de excelência para usufruto de todos.
Este concerto é apresentado no âmbito da candidatura ReCentrar 4.0 – Pensar Global para capacitar individual, com apoio do Teatro José Lúcio da Silva, Município de Leiria / DGARTES-rtpc.
No domingo, dia 2 de outubro, o novo Parque Verde de Leiria recebe, em palco, pelas 18 horas, o espetáculo Requiem para o séc. XXI.
Parque Verde
Com cerca de oito hectares, construído em Porto Moniz e Santa Clara, o novo Parque Verde oferece um novo espaço de usufruto para a população, com circuitos de manutenção, clareiras para utilização desportiva e recreativa, bancada, quiosque, equipamento infantil e área de merendas.
Este parque potencia o ecossistema existente e valoriza o crescimento da cidade de Leiria, reforçando a importância da continuidade do sistema rio, através do prolongamento dos corredores pedonais e cicláveis de ambas as margens do rio Lena em direção ao rio Lis, com vista à articulação futura com os circuitos existentes do Polis.
Ao nível da vegetação, privilegia-se a opção por elencos regionais e autóctones, por serem os que apresentam maior resiliência e que estiveram durante muitas décadas em regressão, sendo necessário ampliar agora o seu peso no território, através da introdução de várias espécies.
Lady Negrão
20 Setembro, 2022 @ at 22:09Sou apaixonada por parques. Estou super animada para toda essa programação linda.