Quando o desporto é a menos importante das coisas importantes

João Jerónimo começou a jogar há 12 anos e já ganhou tudo e mais alguma coisa no andebol em cadeira de rodas. Foi campeão nacional, venceu a Taça de Portugal e a Supertaça, nas variantes de quatro e seis jogadores e por “várias vezes”, e até venceu o Campeonato da Europa e do Mundo, que em 2022 se realizou em Leiria, sendo então o capitão da nossa seleção nacional.

Este fim de semana, no Pavilhão dos Pousos, João pode aumentar o pecúlio de conquistas, pois vai disputar, pela delegação de Leiria da Associação Portuguesa de Deficientes (APD Leiria), a final four da Taça de Portugal, na variante de quatro jogadores.

Será mais um grande conquista para tão recheado currículo. Ou não, porque valores mais altos se levantam. Outra vitória, “a maior de todas”, pode impedir o craque e treinador de entrar em campo, não só na meia final, frente à APD Porto, “uma espécie de final antecipada”, como também no jogo decisivo, caso lá cheguem.

Pois é! Ana, a esposa de João Jerónimo, está prestes a dar à luz, até já passou das 40 semanas de gestação, e tudo pode acontecer. Se der, deu. Se não der, paciência! “A ver se o meu Francisco não me faz ausentar dos jogos de sábado”, brincou o atleta, “ansioso e feliz” com o momento que atravessa.

Apesar da grande importância que dá ao percurso desportivo, que teve um papel fundamental nos momentos mais difíceis que atravessou, mas tudo se torna relativo quando se fala no nascimento de um filho. “O meu maior sonho é ser pai”, admite.

Bom, com João Jerónimo ou sem João Jerónimo, a competição vai decorrer, este sábado, dia 18 de maio, no Pavilhão Desportivo Municipal dos Pousos. A APD Leiria é, de resto, a detentora do troféu, mas terá pela frente a sua principal rival, a equipa da APD Porto, com quem partilha a hegemonia da modalidade e os habitualmente convocados para representar Portugal.

A meia final entre ambos está marcada para as 12:15 horas, mas uma hora antes joga pelo acesso à final a APD Figueira da Foz Os Coxos e o CNS Caixiduarte. A tarde está reservada às decisões: o jogo de atribuição do terceiro lugar está agendado para as 15:30 horas e a final terá o início marcado para as 16:30 horas.

O desporto é mesmo a coisa mais importante das coisas menos importantes.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário