Correu o pano sobre os Campeonatos de Portugal e o grande destaque do que aconteceu em Leiria durante estes dois dias de prova só pode ser atribuído à atleta da Maceira.
Aos 42 anos, Vânia Silva não pode ter outra coisa que não um enorme orgulho no percurso que construiu.
Foi a três Jogos Olímpicos (2004, 2008 e 2012), a cinco Mundiais e a três Europeus. Soma mais de cinco dezenas de internacionalizações por Portugal e ainda é – e continuará a ser por muito tempo – a recordista nacional, com 69,55 metros, alcançados em 2011.
Foi a primeira atleta olímpica de Leiria quando ainda representava a Juventude Vidigalense, mas também ganhou uma medalha de prata na Taça da Europa de Lançamentos e foi medalha de ouro nos Campeonatos Ibero-Americanos.
“Sempre foi uma brilhante atleta, não só quando se mudou para o Sporting, mas mesmo enquanto representou um clube de Leiria”, explica o treinador de sempre, Paulo Reis.
Este fim de semana, a competir no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, na sua cidade, somou o 21.º título de Campeã de Portugal, 18 deles consecutivos. Desde 2005 que são todos dela.
Lançou 59,74 metros, já longe dos seus melhores registos, mas ainda assim deixou a segunda classificada, Mariana Pestana, de 21 anos, a três metros.
Vânia está naturalmente “feliz”, mas não foi a única atleta de Leiria a conquistar uma medalha de ouro nos Campeonatos de Portugal.
Três outros atletas orientados por Paulo Reis no Centro Nacional de Lançamentos, em Leiria, arrebataram a medalha de ouro.
Foram eles Auriol Dongmo, a campeão europeia e mundial de pista coberta, que venceu pela segunda vez o título nacional no lançamento do peso (19,00 metros), e Rúben Antunes vencedor pela terceira no lançamento do martelo (71,29 metros).
Também Tsanko Arnaudov, que este ano se mudou para Leiria, conquistou o tórulo nacional do lançamento do peso (19,83 metros) pela sétima vez.
Já Evelise Veiga, treinada por Cátia Ferreira, conquistou o título do salto em comprimento (6,29 metros) pelo sétimo ano consecutivo e ainda foi segunda classificada no triplo salto (13,16 metros).
A Juventude Vidigalense teve 27 atletas em competição, uma das comitivas mais numerosas na história do clube, somando duas medalhas de prata e quatro de bronze.
No segundo lugar do pódio ficaram as equipas de estafetas de 4×100 metros femininos, constituída por Joana Gameiro, Joana Carlos, Mariana Videira e Bruna Santos (49.24 segundos), e de 4×400 metros masculinos, com Simão Pereira, Jorge Pereira, João Pinto e Paulo Soares (3:29.51 minutos).
Lília Martins, nos 3000 metros obstáculos (10:35.01 minutos), Flávia Costa, no lançamento do dardo (45,72 metros), Bruna Santos, no salto com vara (3,20 metros) e Paulo Soares, nos 400 metros barreiras (54.80 segundos) conquistaram a medalha de bronze.
Foto: Luís Barreto/FP Atletismo