Em ano de Cidade Europeia do Desporto, são três centenas de lançadores do melhor que existe que visitam Leiria, com campeões olímpicos, mundiais e europeu a prestigiar a prova que se realiza este fim-de-semana.
A Taça da Europa de Lançamentos está pela quarta vez (2014, 2015 e 2018)vde regresso ao concelho, com 29 países representados, inclusive uma comitiva de seis ucranianos.
A organização, que tem sido de sucesso ao longo dos anos, espera mais uma jornada memorável, já que os atletas têm, ao longo dos anos, mostrado carinho pela cidade e pelo evento organizado pela Juventude Vidigalense e pela European Athletics e que vai permanecer por cá até 2024.
Até porque têm sempre grandes hipóteses de sair com um grande resultado.
“Leiria tem as melhores condições para a prática do atletismo, sem dúvida nenhuma”, salientou presidente da Federação Portuguesa de Atletismo.
Nestas declarações, proferidas na sessão de apresentação do evento, que decorreu esta sexta-feira, Jorge Vieira aludia não só ao Estádio Municipal, mas também ao Centro Nacional de Lançamentos.
Um cumprimento que o vereador do Desporto do Município de Leiria agradeceu.
Carlos Palheira disse ser um “enorme orgulho ter de volta” o evento para assim “potenciar o território” e em particular as “instalações de excelência” existentes.
Está na hora de entrar no círculo de lançamentos. Paulo Reis, técnico nacional de lançamentos, não escondeu o orgulho de receber na sua cidade a nata do setor.
“Leiria já é reconhecida lá fora por esta organização”, explicou. Por outro lado, não negou a vontade da comitiva lusa conseguir “medalhas, vitórias e recordes pessoais”.
Auriol Dongmo, treinada por Paulo Reis, será a principal candidata a vencer o ouro no lançamento do peso, prova que se realiza às 16:30 horas de sábado.
No ano passado foi campeã europeia de pista coberta e ficou a cinco centímetros do pódio olímpico. Este ano já bateu o recorde nacional (19,90 metros) e lidera o ranking mundial do ano, mas não sente pressão adicional por causa disso.
“O importante é a competição e é nisso que penso, não no facto de ser líder do ranking. A preparação foi feira, agora é lançar o mais longe possível”, explicou a atleta radicada em Leiria, “feliz” por competir em casa e perto do seu público.
De Leiria é também Irina Rodrigues, embaixadora da Cidade Europeia do Desporto, que no ano passado, em Split, foi segunda classificada neste evento, a apenas um centímetro da vencedora, a também portuguesa Liliana Cá.
Com oito medalhas conquistadas nesta prova, não esconde que é um evento especial. Deseja, por isso, voltar a conseguir um bom resultado. “Vou estar na minha melhor forma deste Inverno. Seria maravilhoso repetir o pódio de Split, mas se fosse eu a ganhar ainda ficava mais contente.” A prova é às 14:50 horas de domingo.
Calendário das provas aqui.
Siga a prova em direto, a partir das 10:30 de sábado, aqui.
Foto: Ricardo Graça