Este domingo, com o Leiria Natal, chegaram ao fim os Percursos Pedestres de Leiria por este ano. Ao longo de 21 rotas, de norte a sul do concelho, 8.090 participantes calçaram sapatilhas, encheram os pulmões de ar puro e percorreram juntos caminhos, paisagens e histórias que muitas vezes passam despercebidas. O percurso Nascente do Lis destacou-se como o mais participado, com 748 caminhantes a juntarem-se para sentir Leiria de uma forma diferente.
Somando todos os quilómetros percorridos ao longo de 2025, chegamos a 71.093 km. Para ter uma ideia da dimensão, é como se cada participante tivesse ido de Leiria a Moscovo e voltado mais de 16 vezes, ou, se formos mais ambiciosos, todos os passos juntos representam quase duas voltas à Terra pelo equador 🌍 e cerca de um quinto do caminho até à Lua 🌕. E se transformássemos esses quilómetros em maratonas, teríamos completado cerca de 1.685 provas, uma verdadeira maratona de maratonas que mostra o empenho coletivo e a paixão por caminhar.
Mas os números, por mais impressionantes que sejam, não contam tudo. Cada passo trouxe conversas inesperadas, gargalhadas, reencontros com amigos ou novas companhias, momentos de contemplação e o prazer simples de caminhar. Foram quilómetros de história, amizade e alegria que se acumulam a cada rota percorrida.
Os Percursos Pedestres despedem-se por este ano, mas a memória de cada quilómetro percorrido por todos os 8.090 participantes em 2025 fica connosco. E fica também a promessa de 2026, com novos caminhos para explorar, novas aventuras para viver e muitos mais quilómetros para somar. Porque em Leiria, cada passo conta — e, quando somamos todos, contam muito mais do que imaginamos.