Portugal disputa Europeu de andebol de praia na Nazaré. Leiria está em força no grupo de trabalho

O Europeu de andebol de praia arranca esta quarta-feira, dia 24 de maio, na Nazaré. Junta 32 seleções nacionais, mas Portugal quer chegar longe na competição, em homens e mulheres. Para isso, não abdica de ter um forte contingente com pronúncia de Leiria entre os grupos de trabalho.

O que não admira, porque a paixão é antiga. Há muito tempo que esta modalidade tem um forte peso no concelho, ou não tivesse o primeiro torneio realizado no país sido realizado, há quase três décadas, na Praia do Pedrógão, numa organização do Académico de Leiria.

Curiosamente, o selecionador nacional jogou e venceu essa edição inaugural, numa paixão que logo se tornou num vício e do qual não mais se conseguiu largar.

Apesar de ser natural de Espinho, Paulo Félix reside em Leiria há 30 anos e assistiu de perto ao entusiasmo com que a região foi evoluindo na modalidade.

Não é, pois, de estranhar que haja nada menos do que quatro andebolistas de Leiria entre os escolhidos para representar Portugal em tão importante competição.

Na seleção masculina constam os nomes de Rafael Paulo, Tomás Van Zeller e Francisco Santos, enquanto na feminina é Helena Côrro a andebolista escolhida para esta fase decisiva.

Todos eles são jogadores que começaram na variante de pavilhão, todos eles com sucesso, mas que se destacaram sobremaneira sempre que pisaram os areais da região. E até a fisioterapeuta, Érica Balseiro, é de Leiria!

“Há muito entusiasmo na região e estes atletas obrigam os clubes de andebol de praia a levar a modalidade a sério”, explica Paulo Félix, que tem como primeiro objetivo levar a seleção masculina a ultrapassar a fase de grupos.

O jogo de estreia é frente a Hungria, esta quarta-feira, às 12 horas, seguindo-se a França, às 16 horas. Na quinta-feira, dia 25, defronta a Itália às 10 horas.

A seleção feminina estreia-se frente à seleção dos Países Baixos, esta quarta-feira, às 10 horas. Quatro horas depois, medirá forças com a Ucrânia. No dia 25, jogará com a Macedónia do Norte, às 12 horas.

“Estamos muito focados e determinados em passar esta primeira fase da competição para conseguirmos entrar no grupo dos oito primeiros e alcançar o main round. Enquanto organizadores, temos a responsabilidade de proporcionar aos nossos adeptos um bom espetáculo de andebol de praia, colocar em prática tudo aquilo que temos vindo a trabalhar e aperfeiçoar e demonstrar toda a nossa qualidade”, enfatiza Paulo Félix.

Depois, será tempo de pensar em melhorar os quintos lugares de há dois anos, na Bulgária.

Foto: FPAndebol

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário