A Rede de Percursos Pedestres de Leiria tem sido um sucesso e cada dia se percebe melhor as razões da adesão em massa . A qualidade da oferta, num território tão rico, é certamente um dos motivos principais
Curiosamente, a próxima etapa desta iniciativa do Município de Leiria, marcada para 18 de junho, foi a grande vencedora da categoria Comunidade nos prémios Best Of Responsible Trails.
A distinção à Rota do Vale do Lapedo foi atribuída ao percurso pedestre que integra aquela plataforma digital e melhor fomenta a interação com as comunidades locais, envolvendo-as na gestão e do fruição do mesmo.
A divulgação do vencedor decorreu no jantar de gala do fórum Vê Portugal, organizado pelo Turismo de Portugal, na Covilhã, esta quarta-feira.
Com uma lógica inovadora, a aplicação Responsible Trails conta com mais de três centenas de percursos pedestres ou de BTT e coloca o utilizador no centro da operação. Permite-lhe reportar ocorrências, integrar a comunidade e usufruir ainda mais da vida ao ar livre. No fundo, faz do caminhante o maior guardião dos trilhos.
A Rota do Vale do Lapedo (PR1) é um percurso circular de dificuldade média, com 4,5 km de extensão e vários pontos de interesse, principalmente a nível paisagístico e oferta cultural, como a visita ao Abrigo do Lagar Velho, na companhia do Menino do Lapedo.
Inclui passagem por encostas calcárias, cursos de água e mata mediterrânica, num percurso bastante dinâmico que mistura trilho com algum asfalto e numa constante variação de inclinações.
O Município de Leiria tem outros sete percursos pedestres incluídos na plataforma Responsible Trails: Rota das Termas d’El Rei (PR2), Rota dos Moinhos do Rei (PR3), Rota da Nascente do Lis (PR4), Rota do Peregrino (PR5), Rota de Leiria Histórica, Rota da Madeira Tratada e o Percurso Pedestre da Serra do Branco.
Todos os percursos apresentados são previamente selecionados e monitorizados regularmente. Têm informação real e atualizada, promovendo a segurança e a interação com o património de forma responsável.
Assumem ainda o cumprimento integral das recomendações e exigências de um código de ética, procurando ativamente a melhoria continua da experiência proporcionada ao utilizador.