Desde que em 2017 se mudou para Leiria para treinar no Centro Nacional de Lançamentos com Paulo Reis, a vida de Auriol Dongmo mudou radicalmente.
Atualmente, é uma das melhores lançadoras de peso do planeta, como ficou comprovado no ano passado, quando conquistou o título europeu de pista coberta e ficou a cinco centímetros da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Este sábado, voltou a mostrar que ainda tem uma boa margem de progressão e em Pombal, no decorrer dos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, a atleta do Sporting, lançou 19,90 metros e estabeleceu um novo recorde nacional da especialidade.
A marca assegurou-lhe também o regresso à liderança da hierarquia mundial do ano, ultrapassando a neerlandesa Jessica Schilder (19,72).
“Estou feliz, claro, com esta marca. Mas claro que queria mais, porque, no treino, lanço muito mais do que isto. Não saiu hoje, mas vou continuar a trabalhar para a próxima vez”, disse a portuguesa que melhorou os 19,65 metros que havia estabelecido em Karlsruhe, em janeiro do ano passado.
Auriol Dongmo sabe, contudo, que terá de fazer melhor para chegar às medalhas nos Mundiais de pista coberta, em Belgrado, de 18 a 20 de março.
“Para chegar ao pódio mundial tenho de chegar aos 20, se não, é impossível”, admitiu.
Foto: FPA/Marcelino Almeida