Ricardo Porém desiste, mas não desiste: regressa amanhã em “Dakar Experience”

Os leirienses Ricardo Porém e Nuno Sousa foram forçados a abandonar a luta pela classificação no Dakar Rally 2024 após uma sucessão de problemas mecânicos durante a sexta etapa, disputada ontem. Apesar da desistência, a dupla não baixou os braços e estará de regresso à competição amanhã, já sem classificação geral, determinada a mostrar a fibra e resiliência que define os grandes pilotos.

O desfecho inesperado começou com o MMP a ceder num local remoto da etapa. “Fizemos tudo o que sabíamos, mas a juventude do carro foi posta à prova da pior forma”, contou Ricardo Porém. Apesar de estarem a apenas 4 quilómetros da estrada de alcatrão mais próxima, as dificuldades foram imensas. Um camião de assistência prometia ajudar, mas acabou por sofrer uma avaria antes de os alcançar.

“Foi uma verdadeira prova de paciência e perseverança. Tivemos de solicitar outra equipa de mecânicos, e só conseguimos chegar ao bivouac esta manhã, já com a sétima etapa em andamento. Ficámos oficialmente fora do Dakar”, explicou Porém, que passou a noite nas dunas antes de finalmente regressar ao acampamento.

Mas o espírito do Dakar está no ADN de Ricardo Porém e Nuno Sousa. “Não desistimos. Amanhã voltamos à luta em modo Dakar Experience, para ajudar a equipa no desenvolvimento do carro e mostrar do que somos feitos. Estas são experiências que nos tornam mais fortes, tanto na vida desportiva como na profissional. Fica uma história para recordar mais tarde”, garantiu o piloto.

O modo Dakar Experience permitirá à dupla continuar a disputar as etapas restantes, embora sem classificação geral, enquanto mostram determinação e procuram contribuir para a evolução da máquina que os acompanha.

O Dakar segue agora para Riyadh, com uma etapa de 487 quilómetros cronometrados e 250 quilómetros de ligações, e promete continuar a testar os limites dos pilotos e das máquinas. Para Ricardo Porém, o regresso será uma nova oportunidade para viver a essência do Dakar: nunca desistir, mesmo perante as maiores adversidades.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário