Depois do sucesso da primeira edição, a Volta a Portugal Feminina volta para a estrada com o objetivo de se consolidar. Em ano de Cidade Europeia do Desporto, Leiria não quis ficar ficar de fora e vai receber a partida da segunda etapa da competição.
Entre 16 e 19 de junho, o evento vai atravessar 273,4 quilómetros, com as partidas e chegadas do prólogo e das três etapas a passarem pela Área Metropolitana de Lisboa e pelas comunidades intermunicipais do Oeste, do Médio Tejo, da Região de Leiria e da Região de Aveiro.
“A edição deste ano apresenta uma maior cobertura territorial, sem perder o equilíbrio desportivo. O percurso é variado, apresentando etapas para diferentes perfis de ciclistas. Espera-se que adicione emoção e competitividade ao evento”, explicou o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.
O concelho de Leiria vai então acolher a partida da segunda etapa, no dia 18 de junho, que percorre 78,1 quilómetros na região até Ourém, onde estará instalada a meta.
A partida simbólica será na Rua Fonte Cova, em Monte Redondo, às 12:45 horas, sendo que a partida real será no Coimbrão, pelas 13 horas.
O pelotão seguirá pela Praia do Pedrógão, rumando a Vieira de Leiria, pela Estrada Atlântica, e depois à Marinha Grande, pela EN 242-1.
O traçado reentra no concelho de Leiria rumo à Maceira, onde estará instalada uma Meta Volante (EN 356). O pelotão deverá passar pelo local às 14 horas.
Batalha, Alto do Reguengo (onde está instalado um prémio da montanha de segunda categoria), Vale de Ourém e Fátima são os locais por onde as ciclistas passarão até à meta, instalada na Praça do Município, em Ourém.
Percurso da 2.ª Volta a Portugal Feminina:
– Prólogo: Loures (CRI), 2,9 km, 16 jun.
– 1.ª etapa: Vila Franca de Xira – Torres Vedras, 87,6 km, 17 jun.
– 2.ª etapa: Monte Redondo – Ourém, 78,1 km, 18 jun.
– 3.ª etapa: Aveiro – Anadia, 104,7 km, 19 jun.
Foto: FP Ciclismo