São nada menos do que seis, os jogadores da delegação de Leiria da Associação Portuguesa de Deficientes (APD Leiria) convocados pelo selecionador nacional para representar Portugal no inédito Campeonato do Mundo e da Europa de andebol em cadeira de rodas, que vai decorrer precisamente em Leiria, de 18 a 20 de novembro.
São eles Iderlindo Gomes, João Jerónimo, Marco Francisco, João Pedro, Maria Albertina Relvas e Nuno Nogueira. Integram um lote de 16 jogadores definidos por Danilo Ferreira e que é composto, também, por seis jogadores da ADP Porto e ainda do Rovisco Pais, do Naval Setubalense e do São Bartolomeu de Messines.
A representação lusa irá iniciar o estágio de preparação no próximo dia 14 de novembro sob a liderança de Danilo Ferreira, que levou a Portugal à conquista da Taça da Europa em 2018, precisamente em Leiria, e que quer manter na rota das grandes conquistas.
“A ambição de Portugal, porque a história das competições internacionais assim o diz, é lutar pelos lugares cimeiros, sabendo que as outras seleções estarão mais fortes, certamente. Há outras que não conhecemos, porque nunca as vimos jogar, mas com o decorrer da competição vamos ver, analisar e perceber como é que podemos alcançar as vitórias que ambicionamos.”
O selecionador nacional exortou ainda o público a marcar presença no pavilhão dos Pousos, onde Portugal jogará. “Apareçam e venham apoiar Portugal, para que assim, todos juntos, seja mais fácil e possível atingirmos o patamar que todos queremos: sermos campeões.” A entrada é livre.
Serão nove seleções a competir nesta primeiro edição do Campeonato do Mundo e da Europa na variante de seis jogadores, distribuídas por dois grupos na ronda preliminar, sendo que Portugal está inserido no Grupo B, que conta com quatro equipas. A estreia da seleção nacional será na sexta-feira, dia 18, pelas 10 horas, frente aos Países Baixos. No mesmo dia, mas às 14 horas, jogará com a Roménia. No sábado, dia 19, encontra às 12 horas a Índia.
Espanha, Hungria, Noruega, Croácia e Paquistão compõe o Grupo A e jogarão sempre no pavilhão do Lis.
António Ribeiro.
12 Novembro, 2022 @ at 15:33Desejo que sejam mais uma vez campeões… Força amigos.