Desta forma, uma cidade apaixonada pelo Desporto, teve, tem e terá o privilégio de receber de braços abertos e bancadas cheias os maiores craques do planeta, como Luís Figo, Zinenide Zidane, Thibaut Courtois e Cristiano Ronaldo, mas também Mo Farah, Nelson Évora, Anita Włodarczyk ou Renaud Lavillenie.
Ter acolhido as maiores e mais importantes provas internacionais à sombra do castelo permitiu a Leiria acumular experiência, que põe ao serviço das populações quando leva a cabo mais e mais eventos desportivos, dos mais competitivos aos meramente informais. Uma cidade onde pavilhões, piscinas, pistas e espaços públicos se têm enchido regularmente com atletas e suas famílias, dando corpo ao slogan Leiria é de todos e para todos. Dos mais velhos aos mais novos, dos mais ativos aos mais sedentários, todos têm acesso à atividade física através das mais variadas iniciativas, desde os Passeios Pedestres, com uma adesão surpreendente, passando pelo Viver Ativo, dedicado à terceira idade, e o Leiria Cup, para a comunidade escolar.
É, pois, um concelho que não admite deixar ninguém de fora. E se tem um percurso Polis que proporciona a todos um estilo de vida saudável – e que proporcionará ainda mais quando o investimento nas obras de extensão da nascente do rio Lis até ao mar estiver concluído – também as 352 instalações desportivas existentes se adequam aos novos tempos.
Na localidade das Cortes, de resto, está a nascer o primeiro pavilhão inclusivo do País, que será a casa da equipa que orgulha a região: os nossos campeões de andebol e basquetebol em cadeira de rodas e a base da seleção nacional que neste território conquistou a inolvidável Taça da Europa de andebol adaptado.