É já este fim de semana que se realiza em Leiria, e pelo terceiro ano consecutivo, a Taça da Europa de Lançamentos. A competição de atletismo, que terá lugar no Centro Nacional de Lançamentos, mas também no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, junta 300 atletas de 41 países, entre eles campeões e medalhados em Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais e Europeus
Após desejar as boas-vindas a todas as comitivas, o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, realçou a “capacidade organizativa instalada e a excelência das condições existentes” na cidade, que permitem que o evento se tenha mantido na cidade por tanto tempo.
“São duas áreas em que temos provas dadas: o atletismo e a organização de eventos”, concluiu o autarca, aguardando que esta seja uma jornada de “fair play e superação”, mas também pelo regresso da Taça da Europa de Lançamentos a Leiria em 2026, já que a edição de 2025 será realizada no Chipre.
Já Dobromir Karamarinov, presidente da European Athletics, enfatizou a “relação próxima” que existe entre esta competição e a cidade. “Quando se fala em Taça da Europa de Lançamentos, fala-se em Leiria”, disse, na conferência de imprensa de apresentação do evento, que se realizou na tarde desta sexta-feira.
De facto, é a sexta vez que esta importante prova internacional é organizada pela Juventude Vidigalense e realizada neste concelho, com a edição de 2024 a ser prestigiada por muitos atletas de renome, destacando-se os italianos Leonardo Fabri e Zane Weir, recentemente terceiro e quarto classificados na final do lançamento do peso dos Mundiais de Glasgow.
O alemão Johannes Vetter, campeão mundial do lançamento do dardo em 2017, o húngaro Bence Halasz, três vezes medalha de bronze nos mundiais ou a neerlandesa Jessica Schilder, campeã europeia do lançamento do peso em 2022. são outros dos notáveis.
Também Portugal apresenta na sua seleção cinco atletas já medalhados em edições anteriores, com realce para a discóbola leiriense Irina Rodrigues, numa competição onde estarão vários outros atletas formados na Juventude Vidigalense, como Eliana Bandeira no peso, Rúben Antunes no martelo, Francisco Calhau no martelo sub-23 e Raquel Gomes, que ainda representa o emblema da cidade, no disco e no peso sub-23.
O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, enalteceu precisamente esta “aventura de um pequeno clube, mas de vanguarda, na organização, sempre com sucesso, de grandes provas internacionais”.