Foi exponencial, o aumento da utilização do Complexo Municipal de Piscinas de Leiria na temporada que agora acabou (2023/24). Depois dos condicionalismos impostos pela pandemia, as duas últimas épocas marcaram o regresso à normalidade e os dados são avassaladores.
Vamos a números. Entre 1 de setembro de 2023 e 30 de junho de 2024 passaram pelos torniquetes 225.515 pessoas. O registo corresponde a um aumento superior a 15% relativamente à temporada transacta, quando 195.892 acederam àquela infraestrutura.
Os principais utilizadores do Complexo Municipal de Piscinas de Leiria são os dois clubes que se dedicam à formação e à competição de natação no concelho. Juntos, o Bairro dos Anjos e o Clube Náutico de Leiria levaram 152.777 pessoas para dentro de água.
Seguiu-se o Viver Activo, programa de atividade física para os munícipes de Leiria com mais de 55 anos, que no ano em que comemora o 25.º aniversário proporcionou 38.220 acessos ao complexo. Já entradas de público livre, correspondentes às pessoas que entram na piscina sem estar ligadas a qualquer associação, foram 31.311.
As seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que desenvolvem atividade no Complexo Municipal de Piscinas de Leiria tiveram 1517 entradas, sendo de destacar a Cercilei, com 518. Houve ainda 1441 acessos de escolas e estabelecimentos de ensino do concelho, com o Politécnico de Leiria à cabeça.
Construído no local das antigas piscinas descobertas da cidade, o Complexo Municipal de Piscinas de Leiria tem sofrido várias remodelações ao longo dos anos, sendo de destacar as reformas de 2000, com a construção de um tanque de competição, e de 2004, com a remodelação do tanque de aprendizagem e chapinheiro.
Beneficiando de uma localização central, o complexo, que ao longo dos anos tem recebido de forma consistente o Campeonato Nacional de Piscina Curta em natação pura, dispõe de duas piscinas de 25 metros e um outro tanque infantil, com 17,40 metros.