Vão ser mais de 600, os ciclistas que no próximo fim de semana se deslocam a Leiria para participar nos Campeonatos Nacionais de cross country olímpico (XCO) e de cross country curto (XCC).
A pista da Mata dos Marrazes recebe a mais importante competição do calendário nacional, organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo e pelo Sport Clube Leiria e Marrazes.
O evento arranca às 9:15 horas de sábado, com o Campeonato Nacional do emergente e espetacular XCC, que decorrerá numa pista de 1.500 metros onde serão discutidos os títulos de elite, juniores, cadetes e masters.
“Fizemos algumas alterações para a pista não ser sempre igual. Tem uma exigência física elevada, até porque estamos a falar do Campeonato Nacional”, revela Rolando Gaspar, da secção de BTT do Leiria e Marrazes.
Pelas 15:30 horas corre-se a primeira edição do Campeonato Nacional de XCO para juvenis, onde os corredores do último ciclo das categorias de escolas terão a oportunidade de conquistar o primeiro título nacional da carreira desportiva.
A agenda de domingo é mais preenchida e ocupará a totalidade da primeira pista permanente construída em Portugal, com um perímetro de 4900 metros.
Às 9 horas correm os cadetes, masculinos e femininos. Às 10:45 horas será dado o tiro de partida para os juniores masculinos e para as diferentes categorias femininas. A prova de masters e de paraciclismo acontece às 12:30 horas. A disputa dos títulos de elite e de sub-23 masculinos está marcada para as 14:30 horas.
O Leiria e Marrazes estará presente no evento com uma dezena de atletas. Espera-se uma forte afluência “numa das melhores pistas do país”. “Entre atletas, staff, famílias e as pessoas da região, esperamos ter casa cheia”, sublinha Rolando Gaspar.