Aproveitando as condições de exceção do Centro Nacional de Lançamentos, a Juventude Vidigalense organiza todos os anos o Torneio Internacional de Lançamentos, onde vários atletas internacionais procuram encontrar a forma em vésperas do maior dos eventos. Este ano, os Jogos Olímpicos.
Uma centena de atletas oriundos de uma dezena de países, muitos deles com grande palmarés internacional, têm oportunidade de competir em duas ocasiões distintas: no sábado e no domingo. Para os jovens do clube de Leiria é também uma excelente oportunidade de competir com atletas de renome.
O evento que promete resultados de melhor nível é o lançamento do disco feminino, que contará com três atletas acima dos 60 metros durante esta temporada: à leiriense e recordista nacional Irina Rodrigues, que foi quarta classificada no último Europeu, junta-se a campeã mundial em 2015, a cubana Denia Caballero, e ainda a olímpica britânica Jade Lally, presença habitual em Leiria.
Ainda no disco, mas na prova masculina estará o alemão Daniel Jasinski, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2016, e o também olímpico francês Lolassonn Djouhan.
No lançamento do martelo há três nomes que se destacam. São eles os olímpicos chilenos Gabriel Kehr e Humberto Mansilla, além da britânica Charlotte Payne, vice-campeã europeia de sub-23.
Os lançadores de peso Roman Kokoshko (Ucrânia) e Tsanko Arnaudov (Portugal), ambos com uma medalha de bronze em Europeus no currículo, e a antiga campeã mundial júnior, Julia Ritter (Alemanha), compõem o lote de atletas de nomeada.
Conheça o programa aqui.