João Ferreira tornou-se este sábado, aos 23 anos, o mais jovem vencedor de sempre da Baja Portalegre 500 e de uma prova pontuável para a Taça do Mundo de todo-o-terreno.
Ao longo de 35 anos, o apelo de Portalegre atraiu grandes nomes do desporto motorizado mundial, em duas e quatro rodas: de Colin McRae a Carlos Sainz, de Stéphane Peterhansel a Ari Vatanen, de Thierry Magnaldi a Richard Sainct. Este ano, foi o piloto de Leiria a assumir o protagonismo.
Acompanhado por David Monteiro no Mini John Cooper Works, João Ferreira bateu João Dias (Can Am) por 21,7 segundos, numa prova plena de emoção. Yazeed Al-Rajhi, que chegou ao último dia na liderança, ficou de fora da luta pela vitória devido a problemas de direção na Toyota Hilux T1+.
“É uma sensação incrível, nem acredito que consegui ganhar. Depois do acidente que tivemos na semana passada não acreditava que conseguia ganhar a corrida, nem que ia ter andamento para os mais rápidos. Foi uma luta desde o primeiro quilómetro, mas estou muito satisfeito. A época foi boa”, referiu João Ferreira, que venceu seis das sete provas do campeonato português.
João Ferreira, que este ano se sagrou campeão nacional e europeu, explicou ainda que “o último setor foi particularmente difícil, por causa da chuva, que tornou o piso muito traiçoeiro”.
“Nas ribeiras apanhámos alguns sustos, porque o carro ficava preso a atravessar a água e era aí que o João Dias nos ganhava tempo. Depois, na parte final, como já estava mais seco deu para atacar. Terminar assim é como colocar a cereja no topo do bolo”, referiu o piloto cujo veículo tem o símbolo de Leiria, Cidade Europeia do Desporto, pintado no chassis.