O atletismo na região continua com o seu trabalho de excelência ao nível da formação, atestado pela vitória da Associação Distrital de Atletismo de Leiria na 40.ª edição do Torneio Olímpico Jovem Nacional.
Foi a quarta vez que a ADAL triunfou na classificação coletiva desta competição que decorreu em Lagoa durante o fim de semana.
Esta proeza, apenas conseguida em 2007, 2009 e 2013 durante estas quatro décadas, somou Leiria mais 12 subidas ao pódio, três das quais em segundo lugar e oito vezes em terceiro.
As seleções das Associações de Atletismo do Porto e do Algarve subiram ao pódio na segunda e terceira posições, respetivamente.
Dos 33 atletas sub-16 e sub-18 que representaram o distrito nas 43 provas desta que é das competições jovens mais importantes do país, 17 são atletas da Juventude Vidigalense que somaram dois títulos individuais, três segundos lugares e quatro terceiros lugares.
As vitórias couberam a Katerina Quinn, no quádruplo salto (14,51 metros, recorde pessoal), e Rafael Morgado, no lançamento do dardo (50,48 metros, recorde pessoal).
António Reis, presidente da ADAL, enalteceu “o espírito de união, a entreajuda do grupo, o esforço por integrar os demais e por apoiar cada um dentro e fora da pista”.
Emocionado por “viver um dos momentos mais altos que se pode viver enquanto líder de uma associação, referiu ainda estar “orgulhoso” por liderar esta “grande família que se bate sem igual nas pistas e que quando chega à hora de descanso acolhe, ajuda e apoia”. “É desta massa que são feitos os nosso atletas.”