A seleção nacional de elite vai competir no Campeonato da Europa de Maratona BTT (XCM), no próximo domingo, numa prova de quase 95 quilómetros, em França, e os expectativas são elevadas.
É que entre os cinco convocados pelo selecionador nacional Pedro Vigário estão Tiago Ferreira, ex-campeão europeu e mundial, e José Dias, medalha de bronze no Mundial de 2021.
Mas a grande novidade é mesmo o leiriense Guilherme Mota, que só este ano se dedicou a este especialidade, mas lidera a Taça de Portugal e já é chamado para representar Portugal ao mais alto nível.
É verdade. O rapaz da Caranguejeira, estudante de Ciências Biomédicas em Braga, não esconde o “orgulho” por integrar este lote, mas também por alcançar novas e surpreendentes metas a cada dia.
“Depois da prova de fundo em estrada, do contra-relógio e do cross-country olímpico, esta será a quarta modalidade diferente em que disputarei um Europeu”, explica o ciclista de 22 anos, feliz por estar a vingar nesta aposta, depois de já ter conquistado oito títulos nacionais nas outras disciplinas.
A prova francesa terá um acumulado de 3.070 metros e Guilherme Mota quer “como sempre, lutar para dignificar as cores da seleção nacional”.
Pedro Vigário acredita num bom resultado. “Já conquistamos por duas vezes o Europeu. Temos o objetivo de lutar pela vitória final. Montámos uma equipa com essa ambição e é com essa motivação que vamos para este europeu”, apontou o selecionador nacional.
Foto: Federação Portuguesa de Ciclismo
Jorge Silva
13 Junho, 2023 @ at 10:50Força campeão