Quem por lá passa, dificilmente pode imaginar o que realmente acontece dentro daquelas quatro paredes. É à beira da Nacional 109, nas Várzeas, a poucos metros do corte para Monte Real, que está instalada a Cattiva Sport.
Há uma década que naquele local se criam veículos de todo-o-terreno para alta competição. Como o Mercedes Cattiva Proto X que tem feito furor no campeonato espanhol. Mas já lá vamos.
Henrique Silva é o proprietário da empresa que pensou, construiu e preparou o veículo, mas é muito mais do que isso. É, também, o piloto que faz o carro voar pelos trilhos de nuestros hermanos.
A paixão é antiga, do “tempo da escola”, com uma forte ligação aos karts. Na família, de resto, já havia negócios associados aos motores e, por isso, era “natural” que por lá permanecesse.
No entanto, a Cattiva Sport não é uma simples empresa ligada às quatro rodas. É muito mais do que isso, pois reflete a necessidade que Henrique Silva sente de ter adrenalina a níveis elevados.
Começou por preparar veículos de outros, mas convenceu-se de que conseguia construir algo melhor do que os que encontrava no mercado. Decidiu tentar. Fez os primeiros rabiscos em 2013 e arrancou a todo o gás.
“Tentei ter um carro que custasse um terço do que custam os veículos ditos de fábrica e que desse três garantias a quem o conduzisse: fiabilidade, prazer de condução e elevado nível de competitividade.”
A preços muito mais em conta do que custaria um veículo adquirido a uma equipa oficial de fábrica, faz magia. É por isso que as suas criações são tão procuradas e têm várias vitórias e experiências ao mais alto nível.
Os carros são feito absolutamente do zero e tudo começa “com um tubo no chão de uma oficina”. O chassis, os triângulos de suspensão, a manga de eixo, tudo é feito na Cattiva Sport, que mantém a silhueta Mercedes “por gosto”. Depois, só compra o motor, a caixa de velocidades e os diferenciais.
De resto, Henrique Silva valoriza as parcerias que consegue fazer com empresas locais, da gestão eletrónica do motor, ao desenvolvimento do veículo, maquinação e laser.
Por isso, é natural o orgulho que sente quando se vê a liderar uma prova e ter de olhar para trás para ver os tubarões do volante. Em 2022, teve uma grande alegria quando venceu o Rally Greece OffRoad, pontuável para a Taça da Europa de Bajas.
Este ano, navegado por Henrique Damásio, lidera o Campeonato de España de Rallies Todo Terreno quando já só faltam duas provas para fechar a competição.
É o talento de Leiria em todo o seu esplendor.
Littos
11 Agosto, 2023 @ at 14:22Parabéns GRANDE Zezito..Abraço
Fred Bento
13 Agosto, 2023 @ at 15:45Parabéns Zé!!! Aproveita ao máximo os frutos do teu trabalho, mereces!!!