Henrique Silva concebe o carro e depois vai guiá-lo. Lidera o campeonato espanhol de todo-o-terreno

Quem por lá passa, dificilmente pode imaginar o que realmente acontece dentro daquelas quatro paredes. É à beira da Nacional 109, nas Várzeas, a poucos metros do corte para Monte Real, que está instalada a Cattiva Sport.

Há uma década que naquele local se criam veículos de todo-o-terreno para alta competição. Como o Mercedes Cattiva Proto X que tem feito furor no campeonato espanhol. Mas já lá vamos.

Henrique Silva é o proprietário da empresa que pensou, construiu e preparou o veículo, mas é muito mais do que isso. É, também, o piloto que faz o carro voar pelos trilhos de nuestros hermanos.

A paixão é antiga, do “tempo da escola”, com uma forte ligação aos karts. Na família, de resto, já havia negócios associados aos motores e, por isso, era “natural” que por lá permanecesse.

Em 2022, Henrique Silva venceu o Rally Greece OffRoad, pontuável para a Taça da Europa

No entanto, a Cattiva Sport não é uma simples empresa ligada às quatro rodas. É muito mais do que isso, pois reflete a necessidade que Henrique Silva sente de ter adrenalina a níveis elevados.

Começou por preparar veículos de outros, mas convenceu-se de que conseguia construir algo melhor do que os que encontrava no mercado. Decidiu tentar. Fez os primeiros rabiscos em 2013 e arrancou a todo o gás.

“Tentei ter um carro que custasse um terço do que custam os veículos ditos de fábrica e que desse três garantias a quem o conduzisse: fiabilidade, prazer de condução e elevado nível de competitividade.”

A preços muito mais em conta do que custaria um veículo adquirido a uma equipa oficial de fábrica, faz magia. É por isso que as suas criações são tão procuradas e têm várias vitórias e experiências ao mais alto nível.

Veículo de Henrique Silva mantém a silhueta do Mercedes

Os carros são feito absolutamente do zero e tudo começa “com um tubo no chão de uma oficina”. O chassis, os triângulos de suspensão, a manga de eixo, tudo é feito na Cattiva Sport, que mantém a silhueta Mercedes “por gosto”. Depois, só compra o motor, a caixa de velocidades e os diferenciais.

De resto, Henrique Silva valoriza as parcerias que consegue fazer com empresas locais, da gestão eletrónica do motor, ao desenvolvimento do veículo, maquinação e laser.

Por isso, é natural o orgulho que sente quando se vê a liderar uma prova e ter de olhar para trás para ver os tubarões do volante. Em 2022, teve uma grande alegria quando venceu o Rally Greece OffRoad, pontuável para a Taça da Europa de Bajas.

Este ano, navegado por Henrique Damásio, lidera o Campeonato de España de Rallies Todo Terreno quando já só faltam duas provas para fechar a competição.

É o talento de Leiria em todo o seu esplendor.

Comentários

  • Littos
    11 Agosto, 2023 @ at 14:22

    Parabéns GRANDE Zezito..Abraço

  • Fred Bento
    13 Agosto, 2023 @ at 15:45

    Parabéns Zé!!! Aproveita ao máximo os frutos do teu trabalho, mereces!!!

Adicione um Comentário