Entre os 45 recordes nacionais vigentes que foram batidos no Complexo Municipal de Piscinas de Leiria, há um que se destaca. Não só por ter sido batido há longos 14 anos, uma longevidade rara na natação, mas também por ter sido estabelecido por uma leiriense.
Sara Cruz era então uma enorme promessa da natação nacional, inclusive com participações em importantes competições internacionais. E naquele 4 de dezembro de 2009, a então atleta do Bairro dos Anjos fixou o recorde nacional júnior (sub-17) dos 200 metros mariposa em dois minutos, dez segundos e 12 centésimos. Esta foto, de João Peres, foi tirada nesse mesmo dia.
Tinha então 16 anos e desse tempo Sara Cruz mantém ainda outro máximo nacional, nos 100 metros mariposa (1.01.48), registado em Faro cerca de meio ano antes, mas em piscina olímpica. Competia então no escalão sub-16.
Ora bem, depois de muitas aventuras, Sara Cruz, está de regresso a Leiria e ao clube que a formou, depois de um longo período a estudar e a trabalhar em Lisboa nesta mesma área. “Estive dez anos afastada da competição e voltei há dois”, conta Sara Cruz.
Agora, compete na categoria de masters, na qual é recordista nacional do seu escalão etário nas provas de 50 metros livres, 50 e 100 metros mariposa, mas para abraçar as funções de treinadora de natação pura nas categorias de cadetes e masters, professora de natação na escola de atividades aquáticas do Bairro dos Anjos e ainda coordenadora da secção de triatlo.
Mas voltemos aos recordes nacionais. Muito provavelmente, o Complexo Municipal de Piscinas de Leiria vai aumentar o seu largo pecúlio. É que os Campeonatos Nacionais estão aí à porta, vão decorrer entre 8 e 10 de dezembro, e há promessa de, mais uma vez, haver grandes resultados naquela infraestrutura especial.