Puro sangue lusitano nascido nos Campos do Lis encanta nas mãos de cavaleiro olímpico espanhol

O cavaleiro olímpico espanhol de dressage José Antonio García Mena é conhecido por lançar jovens cavalos e fazer deles campeões. Agora, está a levar ao sucesso um puro sangue lusitano, de seu nome Gladiador do Lis.

Como é fácil de perceber, até porque a denominação não engana, estamos a falar de um cavalo nascido no concelho de Leiria, mais concretamente na Coudelaria Flor do Lis, criada há três décadas, em Carvide.

Tem 11 anos e é já tido, mesmo, como “um meteorito de grandeza” e o “ás de competição de Mena”, avança o jornal temático espanhol equestre.es.

Mas Gladiador do Lis nunca enganou Luís Barbeiro. “Aos dois anos vi logo que era diferente, pelo físico, mas também pela cabeça, pelo temperamento e pelo andamento”, explica o responsável da Coudelaria Flor de Lis.

O entusiasmo era tão grande que cedo lhe augurou altos voos. “Sempre disse que podia ir aos Jogos Olímpicos. Toda a gente dizia que eu era maluco, mas eu sabia bem o que estava a ver. E foi mesmo dos primeiros em Portugal a ser vendido para o estrangeiro por bom dinheiro.”

Luís Barbeiro continuou a seguir-lhe os passos. Logo que chegou ao outro lado da fronteira, Gladiador do Lis mostrou qualidade. Em 2019 foi proclamado campeão de Espanha na categoria de 8 a 9 anos.

Depois, manteve-se fora das pistas até regressar este ano, já mais preparado para os altos voos de que se falava. Agora, tem encantado tudo e todos e “arrasou” no CDI4* Copa do Rey, que se realizou no Club de Campo Villa de Madrid.

“A atuação foi espetacular”, um “requintado ritmo das batidas nos exercícios de piaffé”, diz o equestre.com, mesmo com “enorme margem de progressão”.

No passado fim de semana, José Antonio García Mena estreou-o numa prova da Taça do Mundo da Madrid Horse Week e obteve o nono lugar.

“E ainda tem muito para melhorar”, enfatiza Luís Barbeiro. “Está em boas mãos e só atinge o auge aos 13, 14 anos. Ainda precisa de ganhar mais técnica, de ter mais pista, mas é um cavalo incrível, com um ótimo temperamento e fácil de desbastar.” É um lusitano, de Leiria, e basta!

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário