Esta quarta-feira foi dia de experimentar coisas novas para os utentes do Programa Viver Activo, destinado à população sénior do concelho de Leiria.
Armaram-se em atletas de Pentatlo Moderno, como há tantos na Associação do Bairro dos Anjos, e realizaram uma atividade de tiro laser nas instalações do Estádio Municipal.
Não podia ter corrido melhor. Ficaram mesmo “encantados” com a experiência de pegar na arma e disparar para o centro do alvo. A pontaria, bom, houve de tudo.
De “excepcional”, a “maravilhosa”, de “gostei muito” a “adorei”, os elogios deram voz à satisfação dos utentes que, posteriormente, tiveram a oportunidade de dar uma caminhada de 500 metros pela renovada pista de tartan.
“Tratou-se de uma atividade diferenciadora e inovadora integrada no plano anual de atividades do Viver Activo. Além do trabalho da concentração, motricidade fina, destreza, coordenação e postura, trabalhou também a capacidade cardiorrespiratória dos utentes”, explicou Paulo César Gomes, coordenador do programa.
O desejo de todos é que se possa repetir a atividade de tiro laser, Na verdade, o programa é um boost de alegria na vida de muitos dos utentes.
“Quando vim para o Viver Activo vinha de uma fase muito má e deu-me nuita força, energia e qualidade de vida”, sublinhou Palmira Vieira.
“É espetacular. Traz-me outras ideias e melhora a minha preparação física”, garantiu Fernando Carreira. Já Alice Carreira sentiu uma melhoria na “auto-estima”, ao passo que Delfim Dias considera que ganhou “energia e juventude”.
E não é que ganhou mesmo?