Mais de mil estudantes-atletas disputam fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários

São mais de mil estudantes-atletas em representação de 70 equipas de 27 instituições de ensino superior que, durante duas semanas, vão disputar 250 horas de competição, 144 jogos e nove títulos em cinco modalidades distintas.

Vão ter esta ordem de grandeza as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) de andebol, basquetebol, futebol, futsal e voleibol, que decorrem entre os dias 16 e 27 de maio, pela primeira vez nos concelhos de Leiria e da Marinha Grande.

Os vencedores das Fases Finais ficarão apurados para, ainda este ano, representarem Portugal nos Jogos Europeus Universitários, que decorrem entre 17 e 30 de julho, na Polónia.

Esta organização da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e do Politécnico de Leiria teve a cerimónia de apresentação e sorteio dos grupos das cinco modalidades em competição esta quinta-feira, na Praça Rodrigues Lobo.

No ano em que Leiria se assume como Cidade Europeia do Desporto, “faz todo o sentido” e é um “prazer” receber tão distinto evento, entende Gonçalo Lopes, presidente do Município, que explicou os objetivos que subjazem deste título que acompanha o concelho durante todo o ano.

“A nosso visão passa por promover a prática de atividade física por todo o tipo de público, do idoso ao jovem, do que vive na cidade ao que vive na aldeia, do que pratica uma modalidade individual ao que pratica uma modalidade coletiva, da pessoa com deficiência à pessoa sem deficiência”.

Já Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, enalteceu a importância dos “valores de cidadania” e a necessidade de trabalhá-los para que, “no futuro”, os estudantes “sejam melhores cidadãos e melhores profissionais”. “O desporto, no ensino superior, também contribui para isso”, sublinhou.

André Reis, presidente da FADU, elogiou as instalações desportivas de Leiria e Marinha Grande. Está, pois, tal como Rui Pedrosa, convencido que estas vão ser “as melhores Fases Finais de sempre”.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicione um Comentário