O último domingo foi um dia feliz na Ortigosa. O clube da terra, o Grupo Desportivo Santo Amaro, procedeu à cerimónia de inauguração das obras de requalificação dos balneários e, para tal, contou com a presença de Gonçalo Lopes, presidente da autarquia, e Carlos Palheira, vereador do Desporto.
Está, pois, cumprida mais uma etapa cumprida no caminho que o emblema trilhou nos últimos anos. Mais do que resultados, o presidente Alexandre Gaspar quer "requalificar" e "revitalizar" a estrutura.
"No ano passado tratámos da iluminação LED e também já adquirimos os terrenos à volta do Campo Estrelas do Lis para podermos oferecer melhores condições", sublinha o responsável.
Quanto à requalificação dos balneários, que contaram com o apoio do Município, "chegaram no momento certo". "Foi de cima a baixo. Em pé só ficaram as paredes básicas. O resto é tudo novo. Tínhamos duas salas de arrumos que conseguimos reverter, pelo que agora temos quatro balneários, mais dois de árbitros, e ainda substituímos os WC e as máquinas de aquecimento de água."
Ora, estas são boas notícias para os 150 jovens que praticam futebol no clube da Ortigosa. Sendo o único emblema que pratica a modalidade mais popular na freguesia, o Santo Amaro tem um papel relevante na sociedade onde se integra.
Mas nos últimos dez anos o clube também se dedica ao judo, com outros 150 atletas ativos, tendo em Eric Domingues um treinador com várias medalhas conquistadas em competições internacionais de veteranos.
Mas um miúdo na terra, formado no Santo Amaro, já foi a um Europeu e a um Mundial de jovens e aponta como meta a presença nos Jogos Olímpicos.
(20/09/2022)
Campo Estrelas do Lis