A 9.ª edição do Leiria Sobre Rodas foi uma das melhores da história do evento. Cerca de 70 mil pessoas passaram pelo recinto montado pelo Município de Leiria, que durante quatro dias reuniu o melhor da cultura em torno do automóvel, da moto e da bicicleta.
Os fãs do desporto automóvel puderam contactar com algumas das estrelas dos ralis mundiais, como o espanhol Dani Sordo, piloto oficial da Hyundai no Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), que deu espetáculo ao volante do Hyundai i20 Rally2.
Sordo não participou na vertente competitiva do Leiria Motorshow, que ficou entregue a vários campeões nacionais de ralis, e onde Ricardo Teodósio, também num Hyundai i20 N Rally2, se superiorizou à concorrência no percurso desenhado por outro campeão do automobilismo português, Pedro Matos Chaves.
Teodósio ficou na frente de Bernardo Sousa (Citroën C3 Rally2) e de Armindo Araújo (Skoda Fabia Rally2 evo), num ambiente altamente competitivo e que serviu como uma espécie de ‘taça’ de final de época dos ralis.
Pedro Meireles (Hyundai i20 Rally2) e José Pedro Fontes (Citroën C3 Rally2) completaram o top 5 na melhor edição até ao momento do Rally2 Gold Challenge, sob a organização da X-Racing.
Outro momento alto do evento foi a presença do francês Pierre Lartigue, triplo vencedor do Paris-Dakar e tetracampeão do Mundo de Todo-o-Terreno, que pilotou o poderoso Citroën ZX Rallye-Raid com as famosas cores da Camel. Vários felizardos tiveram a oportunidade de fazer co-drives ao lado de Vítor Pascoal no Porsche 991 GT3 Cup, e dos leirienses João Ferreira (novo campeão de Portugal de TT) e Ricardo Porém, no Mini John Cooper Works.
A prova de Regularidade Sport, organizada pelo Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria, também animou o Motorshow, com um total de 50 pilotos. A prova de Clássicos foi ganha por Tiago Prata (BMW E30 316i), nos Desportivos o triunfo foi para Gustavo Gama (Mazda MX5) e Ricardo Capela (Semog Braga) foi o mais rápido nos Protos.
Máquina do tempo
A componente histórica do Leiria Sobre Rodas foi outra das grandes atrações do evento. Por entre uma fabulosa exposição de veículos clássicos, destaque para o BMW M1 Procar, único exemplar em Portugal deste supercarro desenhado por Giorgio Giugiaro. O veículo mais antigo em exposição era um Mitchell de 1916, representante dos primórdios da indústria automóvel nos Estados Unidos da América.
Entre as várias exposições temáticas, destaque para a mostra dos 50 anos do Porsche 911 Carrera RS, com a presença, entre outros, do lendário 2.7 RS. O Leiria Sobre Rodas também foi palco da maior concentração em Portugal do Renault 5 Turbo, versões Turbo 1 e Turbo 2.
Exposta estava uma unidade da edição de lançamento, de 1972, com a particularidade de ter a caixa de velocidades no tablier, modelo que não seria comercializado, mas que foi trazido ao Leiria Sobre Rodas por um entusiasta português do R5 Turbo.
A reedição da exposição de Microcarros também atraiu atenções, devido à variedade destes carismáticos modelos, entre eles o italiano Vespa 400, ou o alemão Messerschmitt KR200 de 1955, com carlinga, entre muitos outros. Nos desportivos, destaque para o Lancia 037 que foi pilotado pelo campeão nacional de ralis, Carlos Bica.
O universo das duas rodas tinha nada menos de 101 motos em exposição, entre elas as super-desportivas Honda VFR 750R RC30, e Ducati 996 Foggy. Entre a coleção de motos das décadas de 1940 e 1950, destacaram-se a Triumph Speed Twin 500 e a Matchless 500, ambas de 1948. A portuguesa Casal também ganhou destaque com uma Casal 125 K270 Proto, um exemplar único, que nunca chegou a produção devido ao encerramento da fábrica. Os aficionados pela história das bicicletas puderam desfrutar de uma coleção que ia desde os anos de 1890 até ao século XX.
Os passeios temáticos já se tornaram um dos cartões-de-visita do Leiria Sobre Rodas. Este ano, desfilaram 104 exemplares da Harley Davidson, 354 motorizadas antigas, 257 Vespas, 130 bicicletas, e 72 Mini Hondas, com participantes vindos de vários pontos de Portugal continental e das ilhas.
Vários clubes também abrilhantaram o evento, como o Porsche Club Portugal, com mais de 50 modelos da marca alemã. No espaço de automóveis e motos contemporâneos, milhares de pessoas passaram pelas áreas dedicadas à Ferrari, Lamborghini, Aston Martin, Porsche, Maserati, Bentley e a mais de quatro dezenas de marcas de automóveis e de motos.
Na área de automobilia os aficionados encontraram uma variedade de peças decorativas, miniaturas e componentes de mais de 20 expositores de Portugal e Espanha.