Os pilotos de Leiria Ricardo Porém e João Ferreira, companheiros na X-Raid Yamaha Supported Team, conseguiram, esta terça-feira, resultados de destaque na nona etapa do Dakar Rally. Acompanhado pelo argentino Augusto Sanz, Ricardo Porém registou o seu melhor desempenho na edição 2023, alcançando o quarto lugar entre os protótipos ligeiros, a classe T3.
“Apesar de termos conseguido o nosso melhor resultado nesta edição do Dakar, acreditamos que, em condições normais, podíamos ter conseguido fazer melhor. Numa etapa que consideramos tranquila, ficámos sem travões ao quilómetro 170. Daí em diante tivemos de gerir, para garantir que chegávamos ao fim. Felizmente, a ordem de partida para amanhã será boa, numa etapa que se prevê muito difícil”, explicou Ricardo Porém.
Já João Ferreira, que nesta edição da prova já venceu uma etapa e alcançou mais dois pódios, foi sexto na especial que ligou a capital Riad a Haradh.
“Foi uma etapa diferente, num gigantesco mar de dunas que nos criou algumas dificuldades, mas nada que não tenhamos conseguido gerir. Estamos muito curiosos pelas dificuldades que vamos enfrentar na etapa de amanhã e por isso vamos preparar-nos mentalmente e fisicamente para a mais curta, mas eventualmente mais dura, etapa deste Dakar”, referiu o piloto de 23 anos, que este ano se sagrou campeão nacional e europeu de todo-o-terreno.
Na classificação geral, Ricardo Porém é agora 15.º classificado e João Ferreira ocupa a 36.ª posição.
Amanhã, quarta-feira, os pilotos enfrentam pela primeira vez o Empty Quarter, uma zona remota do território da Arábia Saudita. Esta etapa, a décima, é, em termos de quilometragem cronometrada, a mais curta da prova (114 km à qual se juntam 510 km de ligação) e os pilotos vão enfrentar como principal dificuldade as areias soltas do deserto saudita.